Conheça a Condromalacia Patelar

Conheça a Condromalacia Patelar,

Saúde, Videos

2

Lesão nos joelho são bastante comuns, mas podem evoluir perigosamente

A condromalacia patelar é um desgaste na cartilagem do joelho, é uma lesão silenciosa devido a falta de vascularização e inervação. A cartilagem é um tecido que “reveste” o osso e que possibilita que a patela possa deslizar sobre o fêmur.
O desgaste ocorre por diversos fatores, mas principalmente pelo desequilíbrio muscular e uma biomecânica inadequada do joelho, quando a patela não permanece alinhada e se mantém lateralizada ocasionando um atrito maior entre a patela e a cartilagem.

img_Desenho_Condromalacia
Repare a perda de cartilagem atrás da Patela, isso é a Condromalacia.

A condromalacia acomete principalmente ciclistas, corredores, jogadores de futebol e tenistas, e é classificada em 4 graus de degeneração.

1 grau: amolecimento da cartilagem

2 grau: fissuras na cartilagem, menores que 1,3 cm

3 grau: fissuras na cartilagem maiores ou igual a 1,3 cm

4 grau: erosões ou perda total da cartilagem podendo expor o osso.

img_Condromalacia_02
A melhor prevenção é o alongamento e o fortalecimento muscular, e consultar-se pelo menos uma vez por ano com um ortopedista.

Os indivíduos que possuem essa lesão relatam principalmente dores ao redor ou abaixo da patela, dor devido a longos períodos sentados como por exemplo no cinema, dificuldade e dor para descer escadas, instabilidade articular e crepitações (sensação de fricção quando colocamos a mão na patela e dobramos a perna).

Nesse caso, a fisioterapia busca estabilizar a lesão, pois não há regeneração da cartilagem, mas se for descoberta cedo, o estrago é minimizado e a condromalacia não se agrava. Os principais objetivos na fisioterapia são a diminuição da dor, alongamento e fortalecimento muscular para reequilibrar a musculatura, permitindo que o atleta retorne ao esporte.
É muito importante realizar alongamento dos Isquiotibiais, quadríceps e trato iliotibial, além do fortalecimento de toda a musculatura da coxa para que haja um equilíbrio muscular e uma biomecânica adequada do joelho.

img_Condromalacia_01
Fortalecimento muscular feito com orientação de fisioterapeutas podem prevenir a Condromalacia.

Antes de praticar qualquer tipo de esporte, é de extrema importância consultar um ortopedista para um diagnóstico concreto e fidedigno.

Bons treinos!

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Flavia Resina é graduada em fisioterapia, Pós graduada em Fisiologia do Exercício, Pós graduada em Fisioterapia Pélvica e com formação em Instrutora de Pilates.

Comentários (2)

  1. Junior

    Eu tenho essa sensacao de areia e ruido no joelho mas fiz uma ressonância e nao apareceu nada

    Responder
    • Edu Capivara

      Ótimo Junior, que alívio não é?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta