Como trocar o garfo com rosca por um Aheadset

Como trocar o garfo com rosca por um Aheadset,

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Os garfos Aheadset são mais fortes e tem mais opções de avanços.

Quando o Mountain Bike surgiu, os garfos eram parecidos com os das Road Bikes, espigas finas medida 25,4mm (Standard) e com rosca. Logo a seguir lançaram o modelo com tubo largo, conhecido como Oversize, mas ainda utilizava caixas de direção com rosca. Com a evolução das bikes e arrojo dos atletas, estas espigas com rosca começaram a entortar e até quebrar, pois cada fio de rosca fragiliza o garfo.
Outro deficiência dos garfos com rosca é que eles utilizam avanço com aperto dentro da espiga através de um espander, um peça que não aperta muito bem, e em um tombo ou pancada lateral na roda dianteira da bike, o guidão vira, desalinhando a frente.
A falta de opções em modelos de avanços com espander é outro ponto negativo, é muito difícil encontrar variações de ângulos e tamanhos.

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Garfo com rosca e manobras radicais não combinam, o esforço gerado pelo conjunto avanço e guidão e a sobre-carga no garfo podem quebrar a espiga na rosca.

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Caixa de direção Oversize com rosca.

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Garfos com rosca utilizam avanços fixados dentro da espiga através de eixo espander, que não imobilizam por completo o movimento do conjunto avanço/guidão.

Com tantos pontos negativos o sistema rosca foi substituído quase que por completo pelo modelo Aheadset, que utiliza tubo liso na medida Oversize (28,6mm), e sem os fios da rosca, ele é muito mais forte.
A ausência de rosca exigiu outra forma de justar a folga na caixa de direção, então o sistema cônico foi introduzido a caixa superior, e a espiga mais longa agora recebe avanços com aperto externo, muito mais seguro e a prova de desalinhamentos acidentais. Aos poucos o conjunto Aheadset ganhou várias opções de caixas e muitos modelos de avanços.

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Apesar do desenho desta caixa de direção Aheadset lembrar uma porca, seu sistema interno é cônico.

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Com diversas opções de tamanho, os avanços Aheadset também são encontrados em ângulos diferentes.

Para fazer a troca do sistema rosca para o Aheadset é necessário substituir todos os componentes da frente da bike, o garfo, a caixa de direção e o avanço, e dependendo do avanço comprado, ainda terá que substituir o guidão, já que os modelos mais antigos tem o centro na medida 25,4mm e os atuais são mais “gordinhos”, na medida 31,8mm.

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Nenhum componente do antigo garfo com rosca é aproveitado na substituição pelo conjunto Aheadset, garfo, caixas e avanço.

As ferramentas necessárias para fazer essa troca são a chave inglesa ou fixa 36mm para a porca da caixa de direção antiga, ferramentas de remover caixas do quadro, cachimbo para instalar o cônico na espiga do novo garfo, ferramenta para instalar a estrelinha dentro da espiga e a chave Allen para finalizar e ajustar a nova caixa de direção Aheadset.

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A prensa para montar as caixas de direção facilita o serviço e dispensa marteladas desastrosas nos componentes.

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Aqui, algumas ferramentas envolvidas na operação.

O novo garfo ou suspensão Aheadset deve receber o cônico inferior da caixa de direção e a estrelinha, peça que tira a folga da caixa de direção, e as duas podem ser instaladas com processos alternativos (gambiarras), mas o correto é usar as ferramentas adequadas, que fazem o trabalho sem estragar nada, portanto se você não tem essas ferramentas e habilidade para fazer o serviço, recorra a uma oficina para fazer pelo menos a montagem básica (caixas de direção, cônico inferior e estrelinha).

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A estrelinha dentro da espiga é fundamental para ajustar a folga da caixa de direção Aheadset.

Todo garfo ou suspensão Aheadset comprado avulso vem a espiga longa, ela deve ser cortada de acordo com a altura do headtube (tubo frontal do quadro), mais a soma da altura do avanço (parte onde fazemos o aperto na espiga) e eventualmente alguns espaçadores, caso queira esse conjunto um pouco mais alto. Neste link você poderá ver como é feito o corte da espiga: https://www.youtube.com/watch?v=wrAyoeatVUE
Para tirar a folga do garfo é necessário que o avanço esteja pelo menos 5mm mais alto que a espiga, pois a tampa da caixa de direção deve ter espaço para comprimir todos os componentes da direção, o avanço e calços, se a tampa encostar na espiga não haverá espaço para o aperto e a caixa ficará com folga.

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Ao cortar o excesso de espiga, observe a diferença de altura entre o avanço e a espiga.

Estas instruções também valem para caixas de direção Integrada, Semi-integrada e Tapered.

Bom pedal!

Agradecimentos a Ciclo Vila Isa.

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Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (2)

  1. Rodrigo

    Edu me tira uma duvida eu comprei uma suspensão suntour xcm 100mm para aro 26 mais a base da espiga dela e ligeiramente mais larga que a parte superior e eu gostaria de saber se e assim mesmo a minha caixa de direção e 1.1/8

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    • Edu Capivara

      Oi Rodrigo, é assim mesmo, essa parte mais “gordinha” é onde se encaixa a “pista”, ou cônico inferior. Aquela que MUITO mais larga em baixo (1.1/2″) é a Tapered, para quadros mais modernos em alumínio ou carbono, essa não serve no Ovesize 1.1/8″.
      dá pra montar em casa seguindo esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=gROCz9uMnKE
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

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