Como tirar a catraca da bicicleta?

Como tirar a catraca da bicicleta?,

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Conheça os macetes para tirar a catraca da bicicleta sem usar ferramentas.

A chegada do Cassette facilitou muito a retirada das engrenagens da roda traseira das bikes, pois as catracas são difíceis de tirar, já que a rosca é no sentido da pedalada, e quanto mais pedalamos, mais ela se aperta!
Para retirar uma catraca não é necessário utilizar a chave imobilizado de cassettes, mas as catracas de hoje são retiradas utilizando um soquete muito parecido com o modelo usado nos cassetes, porém com ligeira diferença nos entalhes. Catracas de BMX utilizam soquetes maiores, com 2 ou 4 dentes de encaixe, e nos dois casos é necessário prender a ferramenta em uma morsa e girar a roda no sentido anti-horário. Estas ferramentas foram projetadas para se conectarem a chaves catraca, chave inglesa ou chave fixa, mas a alavanca gerada por estas chaves não é suficiente para soltar as catracas, principalmente nas bicicletas mais antigas, onde o aperto somado a oxidação torna o trabalho bem difícil.

img_Retirando_a_Catraca_Soquete

Hoje, grande parte das catracas pode ser retirada com soquetes especiais.

img_Retirando_a_Catraca_01

Mesmo tendo a ferramenta certa para soltar a catraca, a morsa é indispensável!

Quando a catraca é antiga ou mantém o antigo projeto dos 2 furinhos na tampa, sem a possibilidade de utilizar os soquetes, a ferramenta é outra, uma chave complexa  exigindo que o operador faça 4 ajustes para imobilizar a catraca. Essa ferramenta foi projetada para soltar catracas de diversos diâmetros (número de dentes), e é composta por 2 pinos que se conectam aos 2 furos da tampa, e 2 parafusos ou garras que se fixam a parte externa da catraca (dentes).
Feitos estes ajustes iniciais, e procedimento é o mesmo dos exemplos anteriores, a ferramenta deve ser presa a uma morsa.

img_Retirando_a_Catraca_2_Furos

Catracas com estes 2 furos necessitam outro tipo de ferramenta para serem retiradas.

img_Retirando_a_Catraca_Ferramenta

A tradicional ferramenta de soltar catracas requer 4 ajustes iniciais antes da operação de retirada.img_Retirando_a_Catraca_Ferramenta_02

Um velho truque que aprendi no início do BMX no Brasil, quando tínhamos que substituir uma catraca sem usar nenhum tipo de chave, apenas a morsa. Neste procedimento, é necessário desmontar a catraca abrindo a tampa com os 2 furinhos, retirando todo o conteúdo, esferas, arruelas, macaquinhos, deixando a estrutura interna (castelo) sem nenhuma parte móvel. Agora é só prender esta parte na morsa e girar a roda. Dependendo do aperto da catraca no cubo, essa parte interna pode ficar bem danificada, mas se a idéia é trocar a catraca, tudo bem!

img_Retirando_a_Catraca_Sem_Ferramentas

Para retirar a catraca sem ferramentas, é necessário desmonta-la e prender sua estrutura principal na morsa, mas como isso pode danificar a peça, use esse recurso apenas na substituição de uma catraca.

Antes de colocar a nova catraca, coloque um pouco de graxa na rosca do cubo, isso evita dificuldades futuras na hora de soltar a peça.

Bom pedal!

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Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (11)

  1. maria ferreira

    Edu Boa tarde! adoro seu trabalho . aprendo muito e rio muito nos vídeos tbm! uma dúvida : (sobre canote do selim ) estou pesando 102 kg e comecei a pedalar pra perder peso. minha bike é bem antiga e revisada. O canote que uso no meu quadro é de alumínio e tem 2 cm de diâmetro ( muito fino rss , porém não posso adquirir um quadro com abertura maior no momento) . resultado : com menos de 60 km de uso , ele entortou igual arame rss . pergunta : se eu encomendar a um serralheiro uma peça idêntica , porém de ferro , será que resolve ?? desculpe a ignorância , mas sou iniciante no assunto rss , mas começando a me apaixonar por bike. obrigada pela atenção !!!

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    • maria ferreira

      P.S. : 2,5 cm de diâmetro … obg!!

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    • Edu Capivara

      Oi Maria, tudo certo?
      Seu canotes é medida 25,4mm (1 polegada), se fosse o modelo 22,2mm daria pra usar um pedaço de guidão de moto (moto boa, grande), fácil de conseguir em oficinas de moto. Eles são muito fortes, a gente usava essa manha no início do BMX, quando qualquer componente nacional entortava.
      Sua sugestão vale, fazer um canote com um tubo de parede mais grossa, mas fica pesado tá?
      Existem canotes com “mesinha”, aquele tipo mais bonito, que não usa aquela castanha ligando o selim ao canote, e dá pra você compara em lojas ou no Mercado Livre, são leves e fortes, veja:
      http://www.ciadopedal.com.br/canote-de-selim/2756-canote-selim-254-x-350mm-com-carrinho-elleven.html
      http://www.kfbikes.com.br/canote-de-selim-25-4-preto/p
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

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      • maria ferreira

        muito obrigada Edu!! vou ver direitinho! me ajudou muito! abraço !

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  2. TauzFalsificado

    Eu sou iniciante nesse mundo das bikes e eu fui tirar a roda de trás e tudo bem, tirei tranquilamente
    Mas quando fui por deu um pouco de trabalho por causa daqueles pézinhos parecido com os de moto (Para estacionar)
    E acabei torcendo o cambio traseiro

    Depois que coquei a roda direitinho e bem encaixada e centralizada as marchas estavam tudp errada, a primeira era a segunda e ai vai
    Tentei por a corrente pra marcha 1 com o trocador na 1 dai tranquilo mas quando ia pra marcha 2 ela não voltava pra 1,
    Eu ia pra ultima (7 Setima Marcha) certinho mas eu coloco na 6 e não muda nada só faz barulho dai coloco na 5 ela vai pra sexta e a marcha 1 não pega

    Vi a pagina que vcs ensinam a regular e fui tentar regular, contava quantas voltas eu dava pra caso não de, eu ja volto pra como tava antes mas não deu

    Vocês sabem o que pode ser?
    Obs: O cambio é um bem simplezinho
    Um Shimano TZ Tourney pequeno
    7 marchas Catraca

    Obrigado
    - Alan

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Alan, se você forçou o câmbio (com a catraca por exemplo) na hora de colocar a roda, pode ter desalinhado a gancheira (peça onde o câmbio vai instalado), assiste esse vídeo: http://www.pedaleria.com.br/gancheira-desalinhada/
      Também pode ser a tensão do cabo de aço.
      Boa sorte pra resolver, se não conseguir, leve até uma oficina mas fique de olho pra aprender ok?
      Abraços;
      Edu Capivara

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  3. dida

    bom dia boa tarde boa noite edu pedalo a 2 anos ja perdi 30 kl ja fiz pedaladas de ate 100 km gostaria de algumas dicas para 1 pedalda de 200 km ficaria muito grato fico no aguardo obrigado

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    • Edu Capivara

      Que maravilha Dida, parabéns pela coragem e força de vontade!
      Para pedalar 200km será preciso se hidratar muito bem, comer carboidratos e proteínas (massas e carnes) por uma semana pra acumular um pouco de energia.
      Leve isotônico, batata doce, rapadura, essas coisas ajudam, como um porção pequena a cada 40 minutos.
      Use mochila de hidratação e caramanholas pra água.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

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  4. Jackson

    Olá Edu, estou com um canote emperrado na minha mtb, já fiz de tudo e não sai, óleo,wd, bancadas, tudo…me falaram que a última opção será furar o canote colocando um pino e travando na morsa deixando amassar um pouco e ir girando o quadro forçando pra cima…vai acabar o canote, mas nao tem problema, o que acha da ideia? Obrigado

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    • Edu Capivara

      Oi Jackson, quando não tem mais jeito, tem que fazer isso mesmo! Tente antes o choque térmico, ferva água e vá jogando ao longo do tudo do selim no quadro (uns 2 litros), depois jogue água gelada e tente movimentar o canote.
      Por isso eles devem estar sempre lubrificados com graxa!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

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