Como pular obstáculos sem pedal clip.

Como pular obstáculos sem pedal clip.,

Dicas, Videos

8

Aprenda os macetes do salto lateral para bikes sem pedal clip.

Outro dia nós falamos que o salto lateral é uma boa solução para as emergências do trânsito, garantindo uma fuga rápida da rua pra calçada nas emergências, e que dá pra fazer com qualquer bike. Naquele vídeo eu usava uma MTB, onde os pneus, a suspensão e os pedais clip ajudam muito na manobra. Atendendo a muitos pedidos que chegaram, a gente mostra aqui o que muda quando esse salto é feito com uma bike urbana comum, com pedais convencionais.
Vale lembrar que os treinos para aprender essa manobra devem ser feitos local seguro, sem movimento, de preferência utilizando ripas de madeira ou riscos no chão, pois dessa forma você aprende sem cair e sem estragar a bike.

img-Salto_Lateral_Passo1

Primeiro Passo: Se agachar ao máximo, até tocar no selim.

img-Salto_Lateral_Passo2

Segundo Passo: Se esticar puxando tudo para cima (seu peso + a bicicleta). encolhendo as pernas e girando levemente as manoplas para frente levantando a roda de trás.

O ponto onde o ciclista inicia a manobra está diretamente ligado a velocidade da bicicleta, se está rápida, a puxada é feita antes, se for mais devagar, a puxada é bem perto guia. O importante é levantar as duas rodas da bike ao mesmo tempo, se agachar e puxar tudo pra cima enquanto nos esticamos, e sem a ajuda da suspensão e dos pedais de encaixe, o ciclista terá que fazer mais força. O segundo da manobra é aplicar um leve giro nas manoplas durante a subida, é um movimento curto, muito sutil, olhando alguém fazer não dá pra identificar, mas ele ajuda levantar a roda traseira, mas é preciso encolher bem as pernas pra traseira subir,  se não fizer isso a roda acerta a guia e pode furar a câmara de ar ou até mesmo te derrubar.

img-Salto_Lateral_Giro_das_Maos

O “leve” giro das manoplas, um pequeno detalhe que ajuda levantar a roda traseira quando usamos pedais normais.

A manobra serve para as trilhas e para a cidade, pois buracos, lombadas e canaletas estão por toda parte, e no salto lateral a gente se desloca bastante pra frente e pouco para o lado, tornando a manobra mais fácil do que o salto frontal, onde a bike se desloca no ar por aproximadamente 1,5 metros, uma manobra arrojada que não pode falhar.

Boa sorte e bom pedal!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (8)

  1. Everaldo

    ola Edu tudo bem vc pode me dizer qual e denis carvalho eu vi ele com vc dando explicaçao sobre adaptaçao de freio a disco eu vi um video dele monstrando ele fazendo quadro de bike eu queria saber o saite de se vc poder me passar agradeço desde ja e sobre o pe de vela da bike trial em outra bike nao tem como vc fazer um video explicando melhor e se eu posso fazer com uma caloi 10 esta transformaça obrigaduu abraço fique com Deus sucesso para vc e sua equipe……

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Everaldo, a pedivela da Trial só fica bem nas Trial mesmo, as catracas são pequenas, comparadas as coroas, como as Biketrial só servem para escalar coisas, locais difíceis, são bem reduzidas e não correm nada. Este sistema em outro tipo de bike seria muito lento.
      O Cardoso Cycles tem página no Facebook
      http://www.cardosocycles.com/2015/
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  2. Everaldo

    ola Edu blz gostei muito da suas bike muito muito 10, gostaria de saber se a marca da caloi e boa e gostaria que vc falece um pouco da caloi aro 29 e da caloi 10 se sao boas ,,,obrigado abraço fique com Deus

    Responder
    • Edu Capivara

      Obrigado Everaldo, quando der a gente fala ok?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  3. Diomichu

    Vocês fornecem cursos práticos para aprender essas manobras.?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Diomichu, essa manobra faz parte da Clínica de MTB, mas já faz uns 6 meses que não faço, desde que operei o ombro!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
    • Edu Capivara

      Oi Philipe, conheço esse quadro sim, ele é muito resistente! A junção do top tube com o down tube tem boa camada de solda, para reforçar o seat tube (tubo onde vai o canote de selim), foi colocada uma estrutura de apoio, permitindo pedalar com o selim mais alto, e outro reforço no suporte da pinça de freio na traseira do quadro.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta