Manutenção e limpeza das sapatilhas

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A manutenção da bike é muito importante, a da sapatilha também!

As sapatilhas para pedais de encaixe são essenciais para segurança e desempenho em diversas modalidades ciclísticas, e elas estão sujeitas a desgaste, e sujeira, já que estão muito próximas ao chão.
No MTB é ainda pior, água, lama e pancadas em todo tipo obstáculo, pode deixar elas feias em pouco tempo, então que tal dar um trato nas suas?

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O MTB pode judiar muito da sapatilha, lama, poeira e água podem deixar ela feia logo.

Mesmo judiadas, as sapatilhas ainda podem funcionar bem, e se você cuidar delas, ainda vão durar muito!
O importante é dar sempre uma limpada, não guardar úmida ou molhada, deixar secar a sombra, mas com boa ventilação.

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Com fundo de cor clara, sujeira e estragos ficam muito aparentes.

Muitas marcas tem kits dos fechos removíveis, principalmente aqueles tipo catraca, então dá pra repor se estragar, mas os modelos com fechamento com cadarços e velcros são os mais fáceis de manter em bom estado.

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Para alguns modelos existe o kit de reposição das tiras dentadas e catracas, garantindo um bom funcionamento por muito tempo.

LIMPEZA DA SAPATILHA
Uma forma de proteger sua sapatilha é colocar nela uma capa, mas só o pessoal das bicicletas de estrada faz isso, no MTB as capas estragariam rapidinho, então vamos limpar elas com um pano úmido, escovinha com sabão de côco no solado e laterais, tirar as palmilhas para lavar, e engraxar elas por fora.

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Capas protetoras costumam ser usadas nas Road Bikes.

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Antes de engraxar, limpe bem a sapatilha com um pano úmido, em caso de lama, lave com escova e sabão de côco e deixe secar a sombra, em local ventilado!

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Ao lavar o solado, tomo cuidado ao enxaguar, evite entrada de água se ela estiver seca por dentro.

GRAXA E CERA LÍQUIDA
A maioria das sapatilha é fabricada em couro sintético, e ele for liso como as de Road Bike, a cera líquida resolve bem, ela já vem com aplicador e não precisa lustrar no final da aplicação. Dá pra encontrar esse tipo cera nas cores preta, branca, marrom e transparente, que pode ser usada em todas as cores.

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A cera líquida é fácil de aplicar e não precisa polir, quando secar está pronta!

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As sapatilhas com aspecto mais rugoso, mais poroso como as de MTB, podem ser engraxadas com esse tipo aqui, uma pasta para engraxar calçados, essa a gente aplica com um pano ou escova de dente, e elas são encontradas na versão transparente e em cores, e em sapatilhas como essa aqui, que a película de couro soltou em alguns lugares, dá pra dar uma boa disfarçada.

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Graxa comum para calçados, encontrada em cores e transparente.

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Com a graxa na cor da sapatilha, é possível encobrir os desgastes onde a película do couro saiu.

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“Antes” e “depois” do trato!

Deixe secar alguns minutos e dê polimento usando um pano macio ou flanela, e para o pano não ficar agarrando, espirre alguma gotas de água e velocidade nas passagens.
Se preferir, dá para usar discos de lã na furadeira.

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O polimento pode ser feito com pano macio ou flanela, mas com o disco de polir na furadeira, é bem mais rápido!

ACABAMENTOS
Para melhorar o aspecto da sapatilha, você pode usar outros recurso, como o isqueiro para sumir com esses fios soltos, trocar os cadarços ou até recuperar suas pontas com pequenos pedaços da baguete termo-retrátil, esse material serve para cobrir fios elétricos, então peça um pedacinho pequeno assim no auto-elétrico ou para um eletricista.
Você faz assim: Coloque um novo pedaço no cadarço, passando pela parte estragada, e com um isqueiro você encolhe a capa e corte o excesso.

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Fios soltos podem ser queimados com isqueiro, evitando que se soltem novamente!

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Baguetes termo-retráteis. Usadas para encapar fios, retraem 60% de sua área, e podem substituir as ponteiras do cadarço.

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TROCA DOS TACOS
Também faz parte da manutenção das sapatilhas, a troca dos taquinhos quando há necessidade. Se os pés estão desencaixando sozinhos dos pedais ou a folga lateral aumentou antes de “desclipar”, os taquinhos podem estar gastos (modelos para MTB), ou até quebrados, como acontece nos modelos para Road Bike.

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Troque os taquinhos quando a folga lateral aumentar ou os pés começarem a escapar dos pedais com facilidade.

Fácil né, olha como melhorou a cara delas!
Bom Pedal!

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Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Um Comentário

  1. Jairo Lucas

    Boa Noite Pessoal,
    Pedi para um amigo trazer uma sapatilha (US) só que ela ficou pequena (número 41) alguém gostaria de trocar por uma 42 ??
    Obrigado!

    Responder

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