Como lavar a garrafinha?

Como lavar a garrafinha?,

Dicas, Novidades, Saúde, Videos

8

Não adianta lavar a garrafinha só com sabão.

Quando a água da garrafinha ou do reservatório da mochila de hidratação ficam com gosto e cheiro ruim, é porque já passou da hora de fazer uma limpeza mais criteriosa!
A combinação água, plástico, calor e saliva é perfeita para a proliferação de bactérias, portanto você deve ficar atento a manutenção de seus equipamentos de hidratação.

img_Lavando_Reservatório_da_Mochila_de_Hidratação

O reservatório da mochila de hidratação pode virar moradia de fungos e bactérias, portanto não guarde ele molhado os sujo, o contato com a saliva potencializa o problema.

Aquela “enxaguadinha” não resolve, tá certo que o design das peças não ajuda muito na hora de lavar, mas tem ciclista que chega do treino e larga a garrafa lá na bike, babada e com um resto de água, porta aberta para contaminações que além de outros males, causam diarréia e dores abdominais. Ao chegar de um treino, lave imediatamente as garrafas ou reservatório da mochila de hidratação, e quando for sair para treinar, observe e cheire estes equipamentos antes de abastecer com água.

img_Lavando_Garrafa_08

Lave suas garrafas com água e detergente, use a parte macia da esponja, a parte áspera pode riscar a garrafa por dentro, facilitando a aderência das bactérias.

Garrafas

Para manter suas garrafas em ordem, lave-as com uma esponja macia que você reserva só para isso e detergente, e para a esponja alcançar o fundo da garrafa, utilize por exemplo uma colher, fazer isso com garfo ou faca pode arranhar a garrafa por dentro, criando pontos onde as bactérias se fixam com mais facilidade.

Se você notar alguma mancha, ou substancia escorregadia nas paredes da garrafa, você pode utilizar a técnica do arroz cru, colocando um pouco de arroz (2 colheres de sopa) com 1/3 de água e chacoalhar bastante. O choque do arroz nas paredes da garrafa removem rapidamente a sujeira.

img_Lavando_Garrafa_07

Quando a garrafa estiver manchada por dentro ou apresentar resíduos nas paredes, utilize a técnica do arroz cru com um pouco de água. Chacoalhe para realizar a limpeza!

img_Lavando_Garrafa_09

Fuja das bactérias, coloque 1 colher de sopa de água sanitária por litro de água, encha a garrafa e deixe repousar por 15 minutos.

Finalizada a parte da lavagem, coloque 1 colher de sopa de água sanitária em 1 litro de água e encha a garrafa e a tampa, deixando repousar por 15 minutos. Após este período, enxágue bem, e seque antes de guardar. Se você preferir, existem no mercado produtos fabricados para lavar e esterilizar mamadeiras e chupetas, leia as instruções antes de usar cada produto, respeitando o que recomendam os fabricantes.

Reservatório das mochilas de hidratação

A manutenção destes reservatórios é bem mais minuciosa e eles são mais frágeis que as garrafas, e você não pode correr o risco de furar ou descolar a vulcanização da bolsa. Lavar com esponja é difícil e inacessível a todas as partes, mas não se preocupe, existe um kit próprio para isso, composto por 2 escovas e um cabide expansivo para eliminar toda água antes de guardá-lo.

img_Kit_Limpeza_do_Reservatorio_da_Mochila_de_Hidratação

O Kit de limpeza do reservatório de água das mochilas de hidratação facilita a vida do ciclista e elimina bactérias perigosas.

A escova fina tem haste flexível de 90cm para lavar a mangueira de alimentação de água, a escova mais grossa alcança todos os cantos da parte interna, pois seu alcance é de 40cm, e ambas tem as pontas protegidas e são produzidas em inox e nylon.

img_Kit_Limpeza_do_Reservatorio_da_Mochila_de_Hidratação_02

Escovas com desenhos e tamanhos adequados alcançam todas as partes da bolsa e da mangueira de alimentação.

img_Kit_Limpeza_do_Reservatorio_da_Mochila_de_Hidratação_03

O cabide expansível se comprime passando de 11,5cm para 5cm de largura, facilitando sua colocação dentro da bolsa. Sua finalidade é ajudar a secar por completo o interior das bolsas, que são compostas de plásticos finos que se grudam quando molhados, mantendo odores desagradáveis ao secarem assim.

img_Kit_Limpeza_do_Reservatorio_da_Mochila_de_Hidratação_05

O cabide expansível ajuda na secagem interna da bolsa, que pode ser pendurada sem forçar sua estrutura.

Use um pouco de detergente neutro ao utilizar as escovas na limpeza do seu reservatório, e deixe secar a sombra, em local ventilado.

A hidratação é um dos principais fatores de desempenho e recuperação dos ciclistas, e estes cuidados são a melhor forma de eliminar qualquer bactéria que possa te tirar das trilhas ou estradas.

Você pode comprar o kit de limpeza Osprey em nossa loja:

BT-Compre-aqui

Bom pedal!

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (8)

  1. Marcos

    Ola Edu, Sei que estou comentando no lugar errado. mais me bateu uma duvida imensa, qual o tipo de cambio dianteiro e melhor abraçadeira baixa ou alta. qual a diferença entre eles.. ? Tenho um grupo alivio em um quadro mosso supreme, uso abraçadeira alta, ele estragou agora estou na duvida qual compra !! abraços ..

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcos, não há diferença no uso, só na adequação da peça ao projeto do quadro, portanto escolha um câmbio que não esbarre em nada, e que conduza o cabo na direção que o projeto do quadro pede, assim você não terá problema.
      Veja este post: http://pedaleria.com/cada-quadro-com-seu-cambio/
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  2. Adriano

    Fala. pessoal. Pode responder as dúvidas abaixo:
    1ª – Os reservatórios das mochilas de hidratação também precisam ser “BPA FREE”?
    2ª – Os bicos das garrafas Camelbak são difíceis de desmontar para limpar.
    Existe outra forma de limpá-los? Será que aguentam, sem danos, ao desmontar e montar várias vezes?
    Obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Adriano, quando encontramos materiais livre de BPA, é a melhor escolha!
      Os bicos da Camelback são um saco mesmo, é melhor colocar de molho do que desmontar muitas vezes, já estraguei um! O kit de limpeza com a escova fina e longa ajuda bem, mas cotenete pode alcançar algumas curvas da ponteira.
      Desmonte uma vez para cada 3 molhos de imersão.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  3. Carolina

    Oi, Edu! Desculpa estar comentando no local errado mas não achei o mais apropriado. Minha corrente, em alguns elos, está dando como se fosse um ferrugem. Sempre mantenho ela bem limpa e lubrificada e hoje cheguei do pedal e percebi isso. Estou desesperada!! Obrigada, Edu.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Carolina, quanto ao funcionamento, tudo ok, é só estética mesmo! Ou a corrente não tem proteção contra água/humidade, ou a proteção saiu, pelo uso de algum desengraxante forte, usado puro.
      Para tirar essa ferrugem seria necessário usar produtos caros, com valor até superior ao da corrente. Se a ferrugem aumentar ou estiver te incomodando, troque a corrente por um modelo com maior proteção.
      Uma bucha áspera tira a ferrugem, mas aumenta a área desprotegida.
      Abraços;
      Edu Capivara.

      Responder
  4. Rodrigo

    Oi bom dia edu eu gostaria muito de está adquirindo esse kit de limpeza da mochila de hidratação porém não to conseguindo achar o valor é muito menos a página de compras quando eu clico no carrinho d compras.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rodrigo, o kit para lavar garrafinha ou mochila de hidratação está esgotado em nosso loja, dá uma busca no Google ok?
      Abraços;
      Edu Capivara.

      Responder

Deixe uma resposta