Cilindro de CO2 caseiro – Enchendo pneus Tubeless sem compressor

Cilindro de CO2 caseiro – Enchendo pneus Tubeless sem compressor,

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Cilindro de CO2 caseiro. Como fazer um?

Quem já tentou sabe, é impossível encher pneus tubeless sem um compressor, já que o pneu tem que receber uma grande quantidade de ar na hora, para que ele se expanda e vede a passagem de ar entre ele e o aro.
Sabia que, com uma garrafa Pet e algumas peças dá pra fazer um cilindro de CO2 que você enche com a bomba, e ele descarrega uma grande quantidade de ar, capaz de inflar esse tipo de pneu?

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Garrafa Pet, conexões de latão 1/4 de polegada, abraçadeiras, bico de encher pneus e mangueira 5/16 são as peças necessárias para fabricar o cilindro de CO2.

Pra fazer esse acumulador vamos precisar de conexões de latão de 1/4”, peças para circuitos de ar, compressores etc, uma arruela lisa de 1/2”, mangueira de borracha e abraçadeiras medida 5/16, um bico de encher pneus, fita teflon e uma garrafa Pet com algumas algumas tampas extras.

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As ferramentas para esse trabalho são a furadeira, brocas para metal, broca chata para madeira na medida 1/2”, estilete e chaves 14 e 15mm.

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A primeira coisa a fazer é marcar o centro da tampa e furar com a broca para madeira. Não dá pra fazer um furo perfeito em uma parede fina como essa da tampa com brocas convencionais, o furo fica muito ruim e o ar vaza. Para matar a folga entre o bujão e o “T”, local onde vai a tampa da garrafa, precisamos fazer uma bucha ou se preferir, corte parte da rosca.

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Fure o centro da tampa com broca chata de 1/2″. Usando baixa rotação na furadeira dá pra segurar a peça com a mão.
O bujão que segura a tampa é longo, corte parte da rosca ou faça buchas para acabar com a folga.

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Para furar a arruela de vedação hidráulica com segurança, fixe a peça com 2 pequenos pregos. O mesmo pode ser feito com a tampa “apenas para fabricação das buchas”.

Antes de montar as peças da tampa, vamos furar o bujão, pois ele vem fechado. A seguir vamos montar todas as conexões que vão nesse “T”, colocando a arruela lisa de 1/2″ entre a tampa e o “T” para dar mais apoio e ajudar a diminuir a folga entre as peças.
A fita teflon deve ser usada em todas as roscas para que o ar não vaze.

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Fure o bujão para abrir passagem de ar para a garrafa. O furo pode ter de 6 a 9mm de diâmetro.

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A sequência de montagem desta parte é Bujão com bucha dentro da tampa e arruela de 1/2″ sobre o “T” fêmea.

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Use fita Teflon em todas as roscas.

Para alimentar a garrafa vamos montar algum tipo de bico bico para encher com a bomba, pode ser de carro ou bicicleta, e dá pra fazer isso de 3 formas diferentes, a primeira utiliza uma porca de compressão, que é parcialmente tapada em um lado e um bico de encher pneu de carro. Essa peça é descartada na troca por uma nova, você consegue de graça nas borracharias e casas de pneus.
Você terá que lixar parte da borracha, mas deixar uma saliência pra agarrar dentro da porca de compressão, use algum lubrificante para montar e não aperte muito a porca, ela pode expulsar o bico.

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Desbaste parte da borracha de um bico de roda de automóvel para que entre bem justo na porca de compressão.

A outra forma de fazer o bico de alimentação é usar mais uma Espigão Mac, peça para conectar uma maneira com braçadeira, e desbastar bem esse bico para que ele fique bem paralelo e entre na mangueira 5/16.

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Desbastando bem a borracha do bico de roda de automóvel, dá para instalar a peça em um pequeno pedaço de mangueira 5/16″ e prender com braçadeiras.

A terceira forma é usar um bico de válvula Presta, de uma câmara de ar estragada, é só cortar e lixar o pé de borracha até que ela entre no bujão, que deve ser furado na medida dessa válvula, 6mm. Para finalizar, colocamos a porca redonda original e montamos no “T” fêmea.
Na sequência vamos montar o restante das partes e por fim, colocar ar no sistema utilizando a bomba manual ou de pé.

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Corte e desbaste a borracha de uma válvula Presta até que ela entre no bujão.
Fure o bujão com broca de 6mm – diâmetro externo da válvula Presta.

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Com uma boa bomba, coloque pouco mais de 90 PSI na garrafa, suficiente para inflar 2 pneus tubeless 29×2.30.

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Com o bico de contato, o reservatório libera de uma vez grande quantidade de ar, fazendo o pneu se expandir vedando os espaços entre pneu e aro.

Dá pra colocar de 80 a 100 PSI na garrafa, e ela aguenta bem mais, mas a tampa não aguenta tanto assim, portanto use apenas a bomba de mão ou de pé. Com essa capacidade de ar, dá pra encher 2 pneus tubeless na medida 29×2.3 e fazer eles se encaixarem bem no aro, depois é só aplicar o selante pelo bico ou abrindo uma pequena sessão do pneu utilizando 2 espátulas.

Bom pedal!

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Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (2)

  1. Pedro

    Olá, faz um tempo esse tópico, qual foi a durabilidade da invenção?..Estou procurando um compressor para esse serviço, mas só encontro esses de 12v pequenos…Os 220v só acho daqueles grandes de oficina, alguma indicação?

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    • Edu Capivara

      Oi Pedro, o nosso está aqui faz meses, as vezes vazava um pouco pela tampa da Pet, colei com Araldite, ficou muito bom – também não abre nunca mais!
      Quanto ao compressor, se for MTB seu caso, compre um com vazão de pelo menos 40PSI, mas para Road Bike, tem que ser de 120PSI.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

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