Você é um ciclista grande ou muito pesado?

Você é um ciclista grande ou muito pesado?,

Dicas, Novidades, Videos

41

Como é a bike adequada para ciclistas que estão acima do peso?

Estou falando dos ciclistas acima de 100kg, não apenas os que estão acima do peso, pois um ciclista grande, com 1.90 ou 2 metros de altura também é pesado, e precisa de uma bike valente.
Quando o ciclista é grande, pesado, a bike sente, problemas nos cubos, na raiação, canote entortando, e por aí vai. Mas dá pra melhorar isso tudo escolhendo os componentes e ajustes certos.

QUADRO

O ponto de partida é o quadro, ele deve ser do tamanho certo, isso é muito importante! Esse quadro tem que ser forte e confiável, de preferência construído em alumínio 6061, se for possível, escolha um com tratamento térmico.
Existe também a possibilidade de fazer um quadro de aço ou de Cromo Molibdênio sob medida, recorrendo a um atelie de construção de quadros, também conhecidos como Frame Builder, que além de ficar na sua medida exata, pode ter características especiais e reforços destinados a essa necessidade.

Os quadros com tubos hidroformados são bem fortes, mas você deve observar vários detalhes ao comprar um quadro ou bike pronta:

img-Bike_para_Gordos_Quadro_05

img-Bike_para_Gordos_Aluminio_6061_02

Alumínio 6061 é o mais resistente para quadros, mas se ele for temperado, a legenda é 6061 – T6.

Frente forte
Tubos de maior diâmetro e bem apoiados, as soldadas devem se baixas, soldas muito altas não são profundas, elas devem penetrar no tubo.
Se o quadro for de alumínio, a parte da frente do quadro deve ter os 3 tubos encostados (tubo superior, tubo inferior e tubo frontal), assegurando uma boa amarração para receber o garfo.

Gancheiras
Existem vários tipos, forjadas, injetadas ou usinadas, não são apenas uma fatia de alumínio como vemos em alguns quadros nacionais, elas irão receber muita carga, pancadas e suportar a flexão dos tubos.

Chain Stays
Tubos que vão da gancheira ao central da bike, eles devem ser mais largos, permitindo maior apoio e área de solda.

Seat Stays
Os tubos que ligam as gancheiras ao tubo do canote do selim também devem ser largos, aumentando a área de apoio no Seat Tube, o tubo onde vaio o canote de selim, ponto crítico para trincas pois um canote alto força demais essa área.

Seat Tube
O quadro deve ter um seat tube de grande diâmetro, recebendo canote com tubo mais parrudo, adequados a ciclistas mais pesados.

GARFO OU SUSPENSÃO

Se for bike rígida (sem suspensão), um bom garfo, bem soldado e com tubos de maior diâmetro, medida OVERSIZE, AHEADSET, garfos Standard (com espiga mais fina) não são muito resistentes, assim como os avanços (mesas) Standard com com eixo expander (modelo que vai dentro da espiga) esse deve ser evitado.

Quando a bike tem suspensão, ela deve ter pelo menos ajuste de Preload, e ter pelo menos 140mm de curso. Não adianta ter uma suspensão de curso restrito, que fica batendo no fundo. O ideal é colocar um suspensão hidráulica, assim você poderá colocar mais ar, compensando aquela afundada inicial quando você monta na bike.

RODAS

As rodas sentem e sofrem com o peso, é preciso usar aros parede dupla e pneu resistentes, sejam eles urbanos ou lameiros. Verifique a capacidade de carga e mantenha a calibragem alta, dentro da especificação do fabricante. Essa informação costuma estar descrita na lateral dos pneus.

img-Bike_para_Gordos_Roda_05

Quanto mais os raios se cruzam, mais forte é a roda. Com raios longos e cubos com flanges grandes, dá pra montar uma roda onde os raios se cruzam 4 vezes.

Raiação

Se tiver opção, escolha aros cubos com 36 furos, a maioria é de 32 furos. Observe como é a radiação da roda, quanto mais os raios se cruzam, mais forte ela fica. Para montar uma roda assim escolha cubos de flange grande, e raios mais compridos, que permitem até 4 cruzamentos. Os cubos de flange pequena não permitem tantos cruzamentos, pois os raios teriam que estar muito deitados e extensos.

A amarração de raios é outra forma de reforças as rodas, veja como fazer aqui: https://www.youtube.com/watch?v=eDtkMkwW71U

img-Bike_Para_Gordos_Amarracao_06

Amarração de raios. Utilizando finos fios de cobre e estanho, é possível reforçar as rodas.

COMPONENTES

Canote de grande diâmetro – difícil de entortar (30,9mm ou 31.6mm)

Avanço OVERSIZE AHEADSET com tampa de 4 parafusos.

Guidão com medida 31.8mm – mais resistente. Guidão fino de 1 polegada não aguenta.

Pedais – alumínio, de preferência plataforma, para abrigar pés grandes

Freios bem ajustados (V-brake ou disco)

Selim grande e confortável, é preciso ter maior área de apoio, evitando desconforto já nos primeiros minutos de pedal.

img-Bike_para_Gordos_Guidao_04

img-Bike_para_Gordos_Avanco_03

img-Bike_para_Gordos_Cubos_01

Os cubos com flanges pequenas não permitem montagens onde os raios se cruzam 3 ou 4 vezes, para isso, escolha cubos com flanges grandes.

img-Bike_para_Gordos_Selim_06

O selim é o principal componente de conforto, ele pode ser largo e macio, com camada de gel na forração e até mesmo com molas ou coxins de borracha.

As características descritas acima ajudam ciclistas grandes e pesados, mas se ele está acima do peso, é mais um motivo para pedalar, e a bike deve estar adequada para oferecer desempenho e conforto.

Bom pedal!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (41)

  1. ERALDO CARVALHO

    Boa tarde me chamo Eraldo e meu filho que por acaso se chama Eduardo acompanhamos seu canal. Sou obeso e gostaria de pedalar e gostaria de algumas dicas de uma bike que suportasse um peso de aproximadamente 150 kilos , e o pior , um orçamento de mais ou menos 1500,00 reais. Seria possível ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Eraldo, é um orçamento bem apertado mesmo, talvez dê pra montar uma com quadros do tipo que mostramos (só o quadro custa entre 600 e 700), e colocando componentes mais simples.
      Talvez comprar uma bike importada usada, reparando nos detalhes que mostramos…
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • ERALDO CARVALHO

        Obrigado pela resposta e já aproveitando o momento vai mais uma pergunta, como su não quero fazer trilha e apenas algum parque ou ciclovias teria alguma destas já prontas que daria , tipo caloi explorer e etc. Alguma aí pelos 2000,00 reais e imaginando que com alguns meses e força de vontade na alimentação ir diminuindo meu peso ?

        Responder
          • ERALDO CARVALHO

            Essa aguentaria a meu físico de bailarino espanhol???
            Veja 1,78 de altura e 1,43 kilos, tentando diminuir , ralando muito.
            Obrigado e desculpe te alugar.

          • Edu Capivara

            Tranquilo Eraldo, não incomoda não!
            A maioria dos quadros aguenta 100, 125Kg, mas se usar comportadamente, aguenta! Que tal encomendar um quadro em um ateliê?
            Ele pode ser de aço reforçado, custando uns mil Reais, ou de Cromo Molibdênio (tubulação importada), custando 2.500 reais.
            Abraços;
            Edu Capivara

    • Edu Capivara

      Oi Eraldo, esse tipo de traseira não é resistente (ligação do Seat Stay com o Seat Tube), haverá muito movimento ali.
      Na ficha técnica eles não falam o diâmetro do canote de selim, mas parece fino.
      Escolha um quadro mais tradicional.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  2. Daniel Canaã de Oliveira

    Bom Dia, estou com 120kg e acabo de adquirir uma alfameq stroll será que aguenta, ou dou pro meu filho e compro outra.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Daniel, essa marca já foi boa, quadros com alumínio temperado, mas agora não é mais.
      O modelo Stroll é bem básico, pra passeio, não confie muito nele.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  3. Luiz Carlos

    Edu, boa tarde!
    tenho 1,77 de altura e peso 110 kg e gostaria de usar a bike para perder peso. tenho um orçamento de aproximadamente R$ 3.000,00 e gostaria de saber se com este orçamento é possível comprar uma MTB forte com todas as características que vc menciona na matéria.
    Vou usa-la para ciclovias na praia e em terrenos asfaltados e planos inicialmente. Pode me recomendar uma boa bike e resistente ao meu peso?
    Obrigado e parabéns!
    Fã do canal!!!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Luiz, se for uma bike montada em loja, procure pelo quadro Fib, gostei da estrutura dele. Existem outros quadros com aquelas características.
      Com o valor que quer gastar você acha bikes boas “de fábrica”, procure modelos com grupo Shimano Acera, Altus ou Alivio, os grupos abaixo deste são um pouco mais frágeis.
      Se a bike tiver suspensão, tem que ter pelo menos ajuste de proload – conforme descrevi no vídeo.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  4. Luiz Carlos

    Bom dia, Edu!!
    Obrigado pela orientação. Só mais uma pergunta: Montar uma bike? ou comprar uma na loja?
    Com um orçamento inicial de 3 mil, qual seria a melhor opção de custo X beneficio? Caso a opção seja montar uma bike, vc me indicaria alguém que você confia para me ajudar neste projeto desde o seu inicio?
    Obrigado mais uma vez e desculpa a amolação!

    Abraços,

    Luiz

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Luiz, falei agora com o Cleber na Anderson Bicicletas, ele tem várias opções entre bikes prontas ou montar uma.
      A loja fica na Av. Vereador José Diniz, 1200 – Chácara Flora – SP
      (11) 5687-2099
      http://www.andersonbicicletas.com.br
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  5. Luiz Carlos

    Valeu Edu!
    Obrigado demais cara!!!… Acredito que com ajuda profissional será mais fácil obter a melhor performance aliada ao melhor custo!
    Vou dar um pulo ate lá! Posso procura-lo e dizer que venho através de sua indicação?
    Tomara que ele também faça o bikefit, pois ai eu já faço tudo em um lugar só!!!

    Valeu! Forte Abraço!!!

    Luiz

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Luiz, fica perfeito, o Cleber implantou o Bike Fit no Brasil!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  6. Cristofer

    Não sei o que é pedalar em pé há 10 anos, quando engordei pra 105 kg.
    Pedais entortam, tenho medo da corrente quebrar, e o pedivela com folga… :(

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Cristofer, todos nós devemos usar peças de qualidade, você mais ainda, já que tem tido problemas de durabilidade. Use pedais da Velo, VP ou aqueles plataforma de BMX, custam mais de 100 Reais mas não quebram nem entortam!
      A pedivela não pode ser com eixo Square (aquele quadrado), tem que ser tipo Hollowtech, Isis, Megaexo, aqueles com eixo central tubolar de 24, 26mm, todo entalhado, impossível de dar folga!
      Use corrente boa, KMC sem emenda, peça pro seu mecânico fazer a emenda com elos da corrente, rebitando o eixo na remontagem.
      Acho que assim você terá paz no seu pedal.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  7. luis fernando

    Olá , me chamo Luis Fernando, tenho 2,10 de altura e 140kg Atualmente tenho uma bike calipso tam 23 e aro 26 com peças adaptadas ao meu tamanho. Gostaria de mudar para o aro 29 ,e para tal tenho o orçamento de 2000,00. Você poderia indicar uma bike pronta ou um quadro que tivessem a resistencia e durabilidade que atendesse a minha necessidade como ciclista. Sou muito fâ do seu trabalho e aprendo muito com seus videos. Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Luis, é difícil conseguir um quadro de MTB 29 maior que 21 polegadas, mas deve atender suas necessidades. Recomendo o modelo Everest da Vzan, o mesmo que ensinamos a montar em casa, com 3 vídeos bem detalhados.
      A Vzan tem ele do 15 ao 21 polegadas.
      http://www.vzan.com.br/produtos2/quadro-everest-pro-29/
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  8. wallyson

    olá edu estou querendo comprar uma bike de qualidade, olhando relatos na internet vi boas referencias da bike gonew endorphine 7.3 shimano alumínio aro 29 2015 24 marchas da netshoes. o problema é que estou pesando 130 kg, 1,83 de altura. na descrição o quadro e aluminio 6061 hidroformado etc.. abusando da sua disponibilidade gostaria que o sr desse uma olhada no site da netshoes para olhar a descrição completa do produto e conceder-me a sua opinião. será que é viável eu adquirir a bike, ou corro o risco moderado, ou de médio a alto de acontecer algo grave por causa do meu peso. desde já agradeço. um abraço. obs: só vou usá-la pra passeio no asfalto, não tenho intenção de fazer trilha.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Wallison, observando a ficha técnica desse modelo, notei que o quadro é para ciclistas de até 100kg, mas acredito que agente mais, esse valor todo fabricante coloca!
      Ela está equipada com suspensão Suntour com ajuste de Preload – recurso para ajustar a suspensão ao peso do ciclista, colocando mais pressão nas molas, girando os manípulos no alto de cada haste da suspensão no sentido horário.
      Estas suspensões com molas são muito macias, acredito que mesmo com esse ajuste, o curso livre para amortecimento (com o ciclista na posição de uso) seria menos que a metade do total, ou seja, irá bater no fundo a cada buraco que pegar.
      O correto seria colocar uma hidráulica, que dá pra calibrar de acordo com seu peso, assim você teria todo o curso de amortecimento livre.
      Por fim, acho os quadros da Vzan mais fortes, com gancheira forjadas e suporte para freio a disco Post Mount, que é bem melhor que o suporte IS da Gonew.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  9. Alex

    Olá Edu.
    Sou inscrito no seu canal do youtube e vejo seus vídeos sempre que posso. Excelentes dicas em todos eles. No caso de sua matéria acima (para ciclistas pesados), tenho 1,76m de altura e 122kg. Estou buscando uma bike para uso misto (asfalto e terra). Saberia me informar se a bike deste link se enquadraria nas suas dicas de robustez para pessoas mais pesadas, indicaria alguma modificação em acessórios para ela ? –> https://www.lojagtsm1.com.br/bicicletas/aro-29/bicicleta-advanced-new-full-aro-29-freio-a-disco-21-marchas

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Alex, esse tipo de bike é totalmente inadequada, até para ciclistas leves, bikes baratas não possuem sistema de amortecimento que funcione, isso é caro, a suspensão tem que amortecer, frear o movimento de mergulho e retorno, e isso você só consegue com suspensões hidráulicas, que custam de 1.500 a 4.000 Reais. Essas que vemos aos montes por aí são apenas molas que fazem o ciclista pular, e no caso do link que enviou, o dobro do problema!
      As bikes desse tipo que funcionam, (full suspension), são leves e realmente amortecem os choques, mas custam acima de 20.000 Reais.
      É melhor comprar uma bike até sem suspensão do que uma que ficará extremamente mole para seu peso, e totalmente encolhida, batendo no fundo.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  10. Rodrigo Leite Machado

    Edu que quadro vc indicaria para que eu possa fazer trilhas .Quero montar uma 29 é preciso de uma opinião de um especialista se possível me indique os cubos também .
    Estou vendo seus vídeos e gosto muito .
    Eu tenho 1.75 de altura e peso 96 kg comecei andar de Bike agora. Se puder me ajudar agradeço . Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rodrigo, seu peso não é nenhum absurdo, pode usar praticamente qualquer bike de 2 mil Reais em diante, mas elas utilizam suspensões com molas, as ideais são as hidráulicas, que podem ser calibradas de acordo com o peso do ciclista.
      Bikes com esse tipo de suspensão estão na faixa de 5 mil em diante.
      Evite as bikes de entrada, aquelas abaixo de 2 mil Reais, com 21 ou 24 marchas.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  11. Giovana

    Edu, uma bike com o quadro Niner de carbono RDO aguenta quantos quilos? Meu marido tem 1,84 e 114 kg.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Giovana, é melhor entrar em contato com eles ou procurar no site essa inf., mas ela é muito resistente, uso garfo rígido de carbono da Niner e aguenta até Biketrial.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
    • Edu Capivara

      Aguenta sim Rafael, use a calibragem máxima, indicada na lateral dos pneus.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  12. Rodolfo Tobler

    Ola, tenho 1.98 de altura, 124 kilo e 75 anos. Quero comprar uma bike para usar no asfalto e na terra para fazer uma coisa contra meu sobre peso. Qual o tipo de bicicleta é certo para mim e aonde eu posso comprar? Se é possível não mais caro de R$ 5.000,00

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rodolfo, que bom que seu orçamento não é baixo, geralmente o pessoal pergunta isso, podendo investir apenas R$1.000, aí fica difícil indicar uma bike resistente.
      A MTB ideal para você deve ter suspensão hidráulica, assim é possível calibra-la de acordo com seu peso. Quando a suspensão é básica, com molas, não há o que fazer, quando monta na bike, já encolhe quase todo o curso.
      O pessoal da Anderson Bicicletas trabalha com várias marcas, Orbea, Cannondale, Trek, Caloi, tenho certeza que irá encontrar o modelo ideal com assistência deles.
      Andersom Bicicletas
      Av. Vereador José Diniz, 1200
      Chácara Flora – SP
      (11) 5687-2099
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  13. Pedro Rodrigues

    Olá, Edu.

    Tenho 1,70 e 125Kg. Comprei uma Caloi 10, você acha que ela aguenta meu peso? As câmaras e os pneus não são originais. É um pneu Vittoria Zaffiro PRO Training e uma câmara Pirelli (Não sei o modelo).

    Já andei uns 50Km com ela e aparentemente ela está aguentando.

    Devo me preocupar com algo?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Pedro, acho que não, talvez consiga colocar pneus um pouco maiores, como 700×25, mas esse é bem reforçado!
      Verifique todo mês se os raios estão com a tensão correta, e dá pra usar a amarração para deixar as rodas mais firmes.
      http://www.pedaleria.com.br/reforcando-raiacao-das-rodas/
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  14. Claudio Ribeiro

    Olá Bom dia! amigo tenho 150Kg e gostaria de comprar uma bicicleta para fazer exercício e perder peso tem algo para me indicar? e qual itens específicos devo usar?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Claudio, essa matéria e vídeo é exatamente isso, dá referências (sem citar marcas) sobre o que procurar em uma bike.
      Existem várias que se enquadram nesse perfil.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  15. Anderson

    Oi bom dia. Tenho 1.77 peso 112 kg, quero começa a pedalar para perder peso,qual vc me endica. E qual numeração do aro e quadro sou leigo nessa área.obg

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Anderson, não indicamos essa ou aquela bike, por isso fizemos esse vídeo, nele explico o que olhar na bike, para fazer uma escolha correta.
      Para sua altura, o tamanho do quadro é 20 polegadas na MTB aro 26, 19 na MTB aro 29 e 56cm na urbana, medida do seat tube – tubo do quadro onde vaio o canote de selim.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  16. Anderson

    Não quero uma bike muito cara .

    Responder
  17. FAGNER ASSUERO

    Olá, gostaria de uma indicação. Tenho 1,90 m. de altura e 125kg. Queria uma Bike para ir para faculdade. Ela tem que ser rápida e confortável. Qual bike pronta tu me recomendaria ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fagner, recomendo as MTB linha Sport, são bikes acima dos modelos de entrada, de 3 a 5 mil Reais, elas não dão manutenção e funcionam bem, mesmo em condições mais severas.
      A marca, você escolhe!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta