Catraca, cassete, freehub? Que é isso?

Catraca, cassete, freehub? Que é isso?,

Curiosidades, Manutenção, Videos

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Em 1978 surgiu o Cassete, um novo sistema de engrenagens traseira para substituir as catracas, conjunto de engrenagens que possibilita as trocas de marcha nas bicicletas.

Esse sistema de engrenagens possui uma “roda livre” no cubo, e é conhecido como cubo livre ou Freehub.  Seu lançamento foi a resposta para vencer as dificuldade encontradas no sistema convencional, onde a catraca é rosqueada diretamente no cubo.

As catracas tem alguns pontos fracos, por isso vem sendo substituída a anos, equipando atualmente apenas bicicletas sem marcha (single speed) e algumas bicicletas básicas com marchas, pois a peça é bem mais barata que o Freehub.

As catracas tradicionais simples ou com marchas são rosqueadas direto cubo no sentido horário (sentido do aperto comum), e ficam incrivelmente apertadas conforme o uso da bike, dificultando a sua remoção na manutenção, como troca de raios por exemplo. É uma peça muito pesada e o desgaste dos dentes das engrenagens (Cogs) acontece antes do desgaste das partes internas da catraca, causando a substituição da peça precocemente.

Freehub desmontado

Repare nos encaixes na flange do cubo e o fundo do Freehub, eles são unidos pelo parafuso tubular de alta resistência.

O Freehub é uma roda livre (mecanismo da catraca) instalado em um cubo, dando a possibilidade de trocar o conjunto de engrenagens (Cassete) que é composto por modelos de 7 a 11 unidades, sem perder a roda livre, além de poder ser removida facilmente utilizando a chave de imobilização (chave corrente) e um extrator com entalhes para remover a tampa do conjunto do cassete, facilitando sua manutenção.

Os conjuntos cassete ficam encaixados nas estrias do Freehub e a tampa frontal segura todo o sistema. Para abrir é necessário segurar as engrenagens (que giram livre para trás) utilizando ferramentas adequadas que facilitam o trabalho, que no sistema convencional requer mais itens como uma morsa na bancada, chave especial (de acordo coma marca da catraca), uma chave inglesa com cabo longo e duas pessoas fortes para vencer a força do aperto.

img-Cassete_Catraca_Arte_Legendas

Soltar e remover um cassete é tarefa bem simples, ao contrário da catraca convencional, que dá muito trabalho para sair.

Soltar e remover um cassete é tarefa bem simples, ao contrário da catraca convencional, que dá muito trabalho para sair.

Cassete e os cogs

O cassete é um conjunto de engrenagens avulsas e leves, conhecidas como Cogs.

Existem vários tipos de cassetes, variando além da quantidade de Cogs, a quantidade de dentes em cada engrenagem formando relações para road e mountain bike com determinada característica (subidas, descidas ou mistas), e os materiais em que são construídas combinando aço e alumínio, e até titânio, individuais ou em duplas, com os tradicionais rebaixos para facilitar o engate das marchas.

O Cassete e o Freehub são inventos que facilitaram a vida dos mecânicos e profissionais da área, possibilitando economia, leveza e mais desempenho para as bicicletas. Curta esse vídeo especial que fizemos pra você, assim dá pra entender na prática como funcionam esses componente.

Bom pedal!

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Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (56)

  1. Luiz Le-Fort

    Edu, assisto com muita frequência seus videos, são sempre muito uteis. Aproveitando o tema, queria lhe pedir uma informação. Atualmente utilizo uma MTB 29″ TREK X CALIBER 6, e pedalo com muita força em ritmos acelerados, e sempre os últimos três dentes da catraca sofrem, começam a desgastar em menos de 3 meses e lá se vai uma nova troca. Um colega me recomendou a “DURA ACE” mas pelo que entendi, somente para Speed. Que modelo você me recomendaria, que tenha uma duração alta e que seja muito mais resistente?

    Responder
  2. Pablo Adriano

    Olá Edu!
    Tenho uma dúvida a respeito desta chave de extrair catraca. Ela seria a mesma que saca o cassete ou realmente há diferença entre as duas? Preciso substituir alguns raios que romperam na minha MTB e acabei me esquecendo desta chavinha que por sinal sem ela não faço nada. E aproveitando a primeira pergunta qual seria o nome para esta chave para a catraca? é algo específico?
    Desde já agradeço!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Pablo, tudo certo?
      Existem muitas marcas e modelos de catracas, e algumas delas utilizam chaves específicas. As catracas Shimano utilizam a mesma ferramenta para extrair a tampa do cassette.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  3. vicente ronchesel

    boa tarde, recentemente comprei caloi 10 6×2 porém a catraca os 3 ultimos dentes ja se desgastaram qual catraca e corrente devo colocar na substituição, percorro media de 200km semana, estou cabeça quente quero melhorar tempos media 1 hora 10 cada 35 km com vento forte oque faço me ajuda..

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Vicente, seus tempos são bons, você poderia estar pedalando algo mais leve e rápido, que tal trocar de bike?
      Pra melhorar a sua, coloque cubo e cassette com pelo menos 8 velocidades, é mais leve o os pinhões menores, vai andar mais. Você terá que trocar a alavanca de mudanças para 8 velocidades, e bike fica com 16 marchas.
      Se quiser manter o que usa, qualquer bicicletaria tem a corrente e catraca speed de 6 velocidades.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  4. Patrick Alencar

    Ola Edu. Tenho uma mtb com catraca e quero trocar para cassete, sei que vou gastar uma boa grana mas não quero trocar de bike. Quais peças preciso modificar para realizar essa troca?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Patrick, se você mantiver o número de marchas, ira trocar apenas o cubo e o cassette.
      Aumentando o número de engrenagens (nº de marchas), terá que trocar também a corrente e a alavanca de mudanças traseira.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  5. Gustavo

    Olá Edu,
    Estou pensando em montar um bike de cicloturismo com trocadores de speed e câmbio traseiro de mtb pra usar um cassete 11-36. Li em outros lugares que aparentemente não há problema se utilizar o câmbio traseiro de 9v (estou me referindo somente a componentes shimano). Uma das fontes disse que é possível usar trocadores10v, cassete 10v e um câmbio traseiro 9v. Isso procede?
    Além disso, prentendo utilizar um pedivela de mtb com coroa tripla (48-36-26). Para ter compatibilidade com o trocador, devo usar um câmbio dianteiro de speed? O câmbio dianteiro de speed funciona com o pedivela de mtb?
    Pra finalizar, qual a corrente que deveria usar pra esse frankenstein (passadores STI 3×10, câmbio traseiro mtb 9v, câmbio dianteiro speed 3v)?
    Desde já agradecido!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Gustavo, não é Frankestein, é uma projeto diferenciado adequado a suas necessidades, rsrsrsrsrs.
      Vai funcionar bem! Os câmbios traseiros tem abertura bem grande entre os batentes, dá pra regular o alcance para 10 velocidades.
      Use corrente normal para 10 velocidades, como irá carregar peso, use uma ótima corrente de competição, são fortes e leves. Gosto da KMC X10SL prata. é leve (furadinha) e forte!
      Se precisar, temos na loja!
      Depois, conte pra gente como foi a viagem!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • ISAIAS

        Edu
        Estou com problemao
        Instalei a corrente hg53 na bike e precisei tirar de novo sera q ainda posso usar o msm pino?
        Pq dizem q depois q instala ela se abir nao presta mais.
        Posso usar entao um elo power link?
        Pra nao perder a corrente q ta novinha.

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Isaias, não é bom aproveitar o pino, até dá, mas teria que bater nele com uma Punção (pino de aço com ponta afiada), para rebitar um pouco. A idéia de usar Power Link ou Missing Link é ótima, resolve e te possibilita abrir e fechar várias vezes.
          Cuidado na hora da compra, respeite o número de marchas da corrente, pra não ter um novo problema, rsrsrs.
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  6. Antoine Franklim

    Como funciona a catraca das bmx? vejo os caras andando de ré sem voltar o pedal, como pode isso?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Antoine, elas usam cubos free coast, um tipo de cubo que a corrente não volta quando andamos para trás. Cole isso na busca do Google – imagens: free coaster hub
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  7. Jobson

    Olá, Quero trocar o cubo da minha bike, porem, não acho um cubo k 7 de 7 velocidades.
    Só acho cubos com entrada k7 de 8/9 velocidades as vezes cubos compatíveis com 8/9/10 velocidades…
    Uma Duvida surgiu:
    Essa sigla ,K7, por si só ela já remete ao cubo com 7 velocidades?, pois li em um blog, uma pessoa dizendo isso. k7 é 7 velocidades, k8 é 8 velocidades, k9 é velocidades. isso é verdade?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Jobson, K7 é coisa de brasileiro, rsrsrs, o nome é Cassette, mas o som da palavra é o mesmo!
      Os Cassettes de 7, 8, 9, e 10 velocidades são iguais em comprimento, diâmetro e função, claro que tem os caros, os baratos, leves, pesados, etc. O que muda é que quanto mais marchas tem, menor é a distância entre as engrenagens, para caber mais no mesmo espaço.
      As alavancas de mudanças e correntes são todas diferentes, não dá pra misturar esses componentes.
      Então meu amigo, ache um cubo de qualquer velocidade com bom preço, e monte seu cassette 7 velocidades.
      Quanto ao K8, K9, não existe!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  8. Yuri Nascimento

    Fala edu beleza?
    Tenho uma bike de 24v, gostaria de transforma-la em 27v, no caso teria apenas que colocar uma mega range e aumentar a corrente ? abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Yuri, não é tão simples assim, você terá que trocar o cassette, a corrente e a alavanca de mudança!
      O Super Cog (Mega Range) só funciona com cassettes de 9 e 10 velocidades, e não dá pra transformar um cassette de 8 velocidades em um de 9 só acrescentando o Super Cog. Ao colocar a alavanca de 9 velocidades na sua bike, a cada troca de marcha ela ira puxar quantidades exatas de cabo, que não batem com o cassette de 8 velocidades (todos tem espaços diferentes entre os cogs do cassette), e as marchas vão ficar pulando.
      Você pode investir nos componentes de 9 velocidades, mas sem utilizar os de 8 velocidades ok?
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  9. Guilherme dos Reis

    Edu, pode colocar um cassete de 10,9,8 em bikes que vem de fabrica com o cassete com 7 ???

    Responder
    • Edu Capivara

      Pode sim guilherme, é a mesma peça! Os Cassettes é que são diferentes, quanto mais marchas, menor os espaços entre os Cogs.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  10. Riva

    Edu,
    gostaria de saber se é possível utilizar um k7 de 8 velocidades sem a necessidade de trocar os passadores da bike de 21v? Apenas por estética, sem o interesse de passar para 24v.

    Grato!

    Responder
    • Edu Capivara

      Sim Riva, é possível. A corrente é a mesma, mas terá uma engrenagem (a primeira ou a última) que nunca será usada!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  11. Alexandre Galo

    Edu , tenho uma MTB 29 ” já troquei dois eixos blocantes , o primeiro quebrou ao meio e o segundo esta torto, só uso em perímetro urbano, isso é normal ou é qualidade do material? poderia fazer uma matéria sobre isso? um grande abraço e adoro seus videos.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi alexandre, nunca ouvi essa crítica sobre as blocagens, sabe me dizer a marca dessa que quebrou?
      Aquelas com cara mais antiga, toda de ferro (tem preta e cromada), são as mais resistentes! tem da Shimano e outras marcas.
      Está usando o aperto correto, os cubos sem folga?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  12. Marcio

    Edu, coloquei um pedivela 48, com k7 de 28(maior pinhão) e ficou muito pesado pra subidas, se eu colocar um k7 de 32 vai melhorar bem? O que vc sugere sem ter que trocar o pedivela que gosto muito pra descidas quando em estradão. Obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcio, você precisa do cassette 11 a 36, esse resolve nas duas pontas, na descida e na subida!
      Abraços;
      Edu Capivara.

      Responder
  13. Cláudio

    Primeiramente parabéns pelos vídeos, assisti vários e me ajudou muito.
    Sou do Paraná e está fazendo frio, de manhã fui mexer na bike e o cassete estava meio que travado, girei algumas vezes para voltar aí parece que ficou normal mas um pouco pesada quando fora ao contrário, será que isso é devido ao frio a graxa ou óleo fica mais denso deixando o assete pesado e as vezes duro?

    Responder
  14. Lucas

    Fala Edu, tudo bom?
    estou com um problema peculiar na minha bike. O cassete gira mas a roda não, isso seria o freehub?
    Pois bem, estava pensando em trocar mas por outro modelo de melhor qualidade, há alguma restrição? O freehub atual é um axis 8 velocidades.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Lucas, quando o Freehub patina desta forma, provavelmente os martelinhos travaram abertos. As pontas deles vão amassando, e travam na cavidade que ficam. Dá pra desmontar e passar as partes achatadas em um esmeril ou Dremel, ganhando mais algum tempo de uso.
      Para substituir apenas o freehub, terá que procurar um da mesma marca, pois há muita incompatibilidade entre marcas.
      Marcas muito duráveis são Hugi, Chris King, White, Novatec, Q-Lite…
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  15. Marcos

    eae Edu Vejo gosto muito dos seus videos, eu acabei de comprar uma bike, toda shimano, só que o cassete ta balançando, e eu sou muito cuidadoso com a bike, isso é normal?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcos, é mais normal balançar quando é uma catraca, os cassettes não balançam – me confirme isso ok?
      A parte da catraca com a rosca pode empenar na têmpera, causando esse efeito, mas não é nada grave, pode usar a bike sem problema!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  16. J. B. Júnior

    Oi Edu! Blz? Hope so… te admiro e respeito, cara!
    Questão: é possível montar um cassete, de 11V, cog por cog? Tipo: 11 – 14 – 17 – 20 – 23 – 26 – 29 – 32 – 35 – 38 – 41?!?!?? Ou de 12V, acrescentando uma última de 44? O que acha? Seria interessante, já que o escalonamento é progressivo/constante? Alguém já fez isso? Onde – e/ou como -consigo esses cogs?
    O que me diz?
    Abraço!
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    Responder
    • Edu Capivara

      Oi JB, dá pra fazer isso respeitando o número de dentes dessas engrenagens disponíveis no mercado, alguns não existem (29 e 41), mas seria necessário comprar vários cassettes pra desmontar e compor o seu, sairia muito caro!
      Os cassettes de road bike (11 velocidades) são bem progressivos, já assistiu o vídeo do especialista Cleber Anderson?
      https://www.youtube.com/watch?v=3p3YsNgQsTM
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  17. Fabio Freitas rs

    Olá
    Estou pensando comprar um cassete 9 10 velocidades. No caso eu preciso Comprar um cubo com encaixe de FREE HUB. OU SÓ FREE HUB que se encaixe qualquer cubo.
    Fabio porto alegre rgs

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fabio, o modelo de cubo com freehub é específico, não dá pra colocar freehub em cubo comum.
      É o mesmo freehub para cassettes de 7, 8, 9 e 10 velocidades, mas cada um deles usa corrente, cassette e alavanca correspondentes ao seu número de marchas.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  18. phillip

    bom dia, comprei cubo deore, cassete alivio e corrente deore, tudo novo, o cassete esta apertado no cubo conforme a normas, mas quando mexe com as mãos nos dois últimos cogs 33-36 da uma leve balançada, com se tivesse uma minima folga.
    gostaria de saber se isso é normal?.

    Desde já agradeço a atenção.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Philip, normal não é, mas pode ser pequena folga dentro do freehub, a alavanca gerada pelo cassette amplia a folga mínima que o freehub tem para girar livre (já que tudo é novo).
      O aperto do cassette no freehub deve ser de até 40Nm, medido com torquímetro!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  19. Díogenes Borges

    Tenho uma MTB com relação td da Shimano de 21 V, com freehub, Porem o cog de 11 Dentes devido ao desgaste a correia está ”pulando”, é possivel trocar so o cog com desgaste? ou e recomendado trocar sempre o todo o Cassete?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Diógenes, geralmente devemos trocar toda a relação (corrente, cassette e coroas), pois peças velhas e novas não combinam e a bike fica pior do que já estava!
      Não existe pinhão 11 a venda, o único é o de 16 dentes, pois faz parte da adaptação de relações 1×10 – coroa única e 10 velocidades na roda.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  20. Marcks

    Muito bom os seus videos Parabens otimo trabalho agor descobri a diferença entre catraca de rosca e cassete. Más gostaria de saber como saber qual é da minha MTB?? comprei pronta más não estou conseguindo diferenciar uma da outra pois tenho duas e ainda uma é de v brake e a outra de freio a disco na qual estou querendo colocar o cubo de aluminio na de disco, como saberei diferenciar e sabendo disso com certeza saberei comprar o cubo e seu encaixe certo, mui ta gratidão e continue o ótimo trabalho nós Bikers amadores agradecemos.

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Felipe, obrigado por acompanhar!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  21. Matheus Felipe

    Olá Edu,estou com uma dúvida
    Irei modificar toda minha bike
    De trocadores Shimano torney e câmbios altus 7 velocidades e catraca Shimano mf-tz31
    Para um conjunto alívio 8V
    Cassete,cubos Shimano, câmbio Shimano alívio 8v,mas com freio v-brake e trocadores alívio 8V corrente CN-HG53
    Mas minha dúvida é se o cubo dá Shimano irá entrar em meu quadro pois uso um número menor de marchas e meu medo é de que aumentando o número de marchas o cubo fique grande,no momento uso um cubo rodan roller roletado,mas será colocado um cubo Shimano para cassete e v-brake! Poderia me ajudar,meu quadro é uma gios BR rally usa 26

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Matheus, fique tranquilo, você pode colocar até cassettes de 10 velocidades no mesmo freehub do seu cubo. O mesmo vale para o quadro, pois quanto mais marchas, menor o espaço entre cada engrenagem do cassette, por isso as correntes são cada vez mais estreitas de um grupo para outro.
      Nem a traseira bike nem o cubo serão mais largos, se quiser manter seu cubo (se ele tiver freehub), pode mante-lo.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  22. Paulo Cezar

    Edu meu brother , tenho uma aro 29 GTSM com 24 v Coloquei um cassete megarange de 34 dentes . Quero colocar uma agora com, 42 dentes ou 46 dentes. Tenho que trocar o conjunto todo ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Paulo, cassettes com esse super cog grandes 46 e 50 dentes são para 10 e 11 velocidades, a sua é de 8 velocidades, e seria mesmo necessário trocar alavanca de mudança, corrente, cassette e câmbio traseiro.
      Os Super Cogs mais populares são o 40 e 42 dentes, mas eles só funcionam quando seu maior cog original do cassette é o 36 dentes, e o seu é 34!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Paulo Cezar

        Vlw Brother. Acabei de assistir seu vídeo mostrando como instalar um super cog de 42 dentes. É acho que vou ter que meter a mão no bolso .pensei numa solução Frankstein comprar um cassete de 11 v e tirar os 3 últimos cog´s mas pelo jeito não daria certo. Ficaria 8 v kkkkkk

        Responder
        • Edu Capivara

          É Paulo, isso não rola! Não é possível misturar componentes de quantidades diferentes de marchas, (8 com 11) etc…, cada um tem suas medidas, a corrente, o espaço entre cada cog do cassette, quanto cabo a alavanca de mudança puxa de cada vez.
          Os únicos compatíveis são os de 7 e 8 velocidades.
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  23. Eliezer

    Quais sao os nomes das pecas que compõem o cubo livre

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Eliezer, o próprio “Cubo”, e o freehub.
      Dentro do freehub tem várias pecinhas, e ainda tem o eixo.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  24. EXEQUIEL BORBA

    gostei muito do seu site e da boa vontade em responder a todos. Estou pensando em montar uma cadeira de rodas pra um amigo, pois vi um video de um engenheiro do mit que fez uma com duas catracas, uma em cada roda e uma rotação em cima e no lugar do pedal ele colocou um pedaço de cano como alavanca. a minha dúvida é como inverter uma das catracas pra ela rodar no lado esquerdo da roda. esse link mostra a fala em portugues da explicação do video http://seitudo.com.br/amos-winter-a-cadeira-de-rodas-barata-para-todos-os-terrenos/ e este é do site deles https://www.ted.com/talks/amos_winter_the_cheap_all_terrain_wheelchair?language=pt-br#t-146930. será que voce podia me dar alguma orientação como faço pra colocar essa catraca ao contrário, pois senão tenho de colocar ela pro lado de fora e vai ficar pior pra fazer e diferente do projeto. desde já agradeço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Exequiel, algumas catracas permitem a inversão de posição das travas (macaquinhos) e das molas, para girarem ao contrário. Invertendo essas peças, será necessário inverter também a coroa, peça que externamente tem os dentes de engate da corrente.
      Essa imagem é do mecanismo do Freehub de uma MTB, mas algumas catracas são assim: http://i.imgur.com/chb4mVZ.jpg
      Essa é a foto da coroa dentada da catraca: http://freewheelbike.com/merchant/589/images/site/WinterizingPart2007.jpg
      As catracas “boas”, que utilizam esse sistema de trava são:
      ACS
      White Industries
      Monty
      Shimano
      Excess Technologies
      Crossbow
      Procure nas lojas especializadas em BMX.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  25. Wilson Oliveira

    Boa noite, me tire aqui uma dívida, recentemente comprei uma bike modelo AUDAX ADX60 aro 27,5 de 21 velocidades, quero passar ela para 27 velocidades, gostaria de saber se poderei aproveitar o cubo original, ou terei que comprar outro? Sei que o cassete e passadores e câmbio, esses tem que trocar. Obrigado pela atenção.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Wilson, bikes com 21 marchas podem ter catraca ou cassette, depende do preço estipulado na construção da bike.
      Se ela tiver cubo com freehub, é só trocar o cassette por outro de 9 velocidades, mas se for catraca, terá que trocar também o cubo.
      Nesse tipo de mudança, você terá que trocar também alavanca de mudança e corrente. Quanto ao câmbio traseiro, é melhor montar tudo com o original, se funcionar, der ajuste, poderá mante-lo.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

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