Cassette de 9 velocidades + Super Cog = a ERRO!

Cassette de 9 velocidades + Super Cog = a ERRO!,

Curiosidades, Dicas

7

Veja porque não é possível fazer um cassetes de 10 velocidades colocando um super cog no cassette de 9 velocidades

Quase todo os dias chegam perguntas como essa, e a resposta é sempre a mesma, não dá! Acompanhando a tendência dos cogs gigantes, muitos ciclistas querem transformar suas bikes de 27 em 30 velocidades, ou colocar no cassette de 9 velocidades o Super Cog, transformando ele em 10 velocidades utilizando coroa única.

img_Cassette_10-50

Infelizmente não dá pra fazer isso, o freehub tem o tamanho exato do cassette, independente da quantidade de marchas. Dá pra colocar no mesmo freehub, cassetes de 7 a 10 velocidades, o que muda é o espaço entre cada engrenagem, que deve bater com a quantidade de cabo puxado pela alavanca a cada troca de marcha.

Um cassette completo mais o super cog, excede a capacidade do freehub, não dá pra colocar a trava.

Cassete_9V_com_Super_Cog_01

Nesta montagem, colocamos o super cog e o cassette de 9 velocidades completo, tentando “montar” um cassette de 10 velocidades – não funciona, o menor cog (11), fica solto!

Usando o câmbio
A medida de cabo puxado a cada troca é diferente nos cassetes de 8, 9, 10 e 11 velocidades, assim como as correntes, quanto mais marchas, menor a distância entre cada engrenagem do cassette.

Mesmo se fosse possível fazer essa montagem (cassette de 9 + Super Cog), colocando a alavanca para 10 velocidades, nenhuma troca de marcha seria perfeita, ficaria tudo embaralhado, a cada mudança o câmbio iria avançar menos do que deveria, porque a alavanca e o cassette tem medidas diferentes, ficaria fazendo aquele barulho de câmbio desregulado, trocando de marcha sozinho, trocando 2 marchas com um único acionamento, essas coisas.

img-Adaptando_Cassette_9_Velocidades_01

Outra coisa que não funciona na relações é uma corrente errada, quanto mais marchas, mais estreita é a corrente, tem que ser tudo na mesma proporção, cogs mais próximos, corrente mais estreita, veja as diferenças nas larguras dessas correntes:

img-Largura_das_Correntes

A única corrente que funciona com 2 cassetes diferentes é a de 8 velocidades, para bikes com 21 ou 24 marchas, os espaços entre as engrenagens são iguais, nas outras relações, cassette, alavanca de mudança e corrente devem ser para a mesma quantidade de marchas, então nada de sonhar com as relações de 11 velocidades se ela for a soma de um cassette de 10 e um Super Cog.

BOM PEDAL!

Agradecimentos a Biketoor.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (7)

  1. Dirlei

    Quero fazer um up na minha bike. O cubo shimano sora hf 3500 e cassete 105 11v são compatíveis?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Diriel, só os cubos de MTB são compatíveis com cassettes de 11V, para Road Bike, terá que comprar o cubo correto, Dura Ace, Ultegra ou 105, mas tem marcas paralelas também.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  2. Aroldo Júnior

    Edu! Por gentileza! Eu tenho uma bike de 27 velocidades (tudo Deore com o câmbio traseiro Deore XT). Se não tenho que trocar o câmbio traseiro para fazer upgrade para 30 velocidades, quer dizer, então, que posso utilizar os câmbios novos de 10 velocidades (30 velocidades) para fazer uma possível reposição de meu câmbio traseiro (27 velocidades)?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Aroldo, pode manter o câmbio XT para 9 velocidades, funciona sem problemas, já usei assim!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  3. Aroldo Júnior

    Edu!? Por gentileza!
    O que gostaria de confirmar é se o Câmbio Deore XT de 10 Velocidades aceita trabalhar com os trocadores, os cassetes, enfim, com o grupo de 9 velocidades.
    Desculpe-me pela insistência; é que estou precisando repor essa peça.
    Desde já grato.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Aroldo, serve sim, o câmbio faz o que a alavanca manda, rsrsrsrs.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta