Campeonato Brasileiro de Biketrial

Esta é a pedra que dá nome ao lugar. Pedra Balão
Campeonato Brasileiro de Biketrial,

Eventos, Novidades

6

Campeonato de Biketrial 2014 – Primeira Etapa – Poços de Caldas MG

Com uma paisagem linda rodeada de montanhas, sol, gente bonita e um play ground de pedras digno dos campeonatos mundiais, a etapa mineira do brasileiro de Biketrial realizada domingo, 2 de março foi um sucesso. Para marcar o retorno das provas de Biketrial natural, o local não poderia ser outro, a Pedra Balão, conjunto de formações rochosas no alto da serra de São Domingos em Poços de Caldas, Minas Gerais.

Campeonato Brasileiro de Biketrial - Vista da Pedra Balão

O circuito com 13 seções (grupos de obstáculos delimitados) foi planejado para receber atletas das categorias Iniciante, Senior Pro e Elite, e rodaram por lá bicicletas aros 20 e 26. Na prova, os atletas devem fazer duas passagens por todas as seções, onde juízes anotam as penalidades (pés no chão, apoiar as mãos nos obstáculos, sair da pista desrespeitando os limites laterais, estourar o tempo de 2 minutos na seção, etc), e a pista toda (seções + deslocamento) obrigava os atletas a percorrerem cerca de 600 metros por volta.

Campeonato Brasileiro de Biketrial - Pedras das seções

Pedras onde as seções foram montadas.

Para maior aproveitamento das pedras da região, as seções ficaram agrupadas na parte principal do complexo (Pedra Balão), onde foram armadas 8 seções, e outras 5 ficaram posicionadas próximas a pista de treinos livres (Warm Up) onde os participantes puderam se alongar e se aquecer para a prova, que exigiu muito fôlego e preparo, segundo comentários dos participantes. Tudo isso para que eles estejam cada vez mais profissionais e preparados para representar bem o Brasil em campeonatos internacionais.

As categorias Iniciante e Senior largaram às 10h30 e as categorias Pro e Elite (onde os obstáculos são mais radicais), largaram às 14h00. O tempo mudou entre a primeira e a segunda volta das categorias Pro e Elite, e a chuva que durou apenas 31 minutos obrigou a organização a cancelar a segunda volta dessas categorias por motivos de segurança (falta de aderência), embora o sol tenha voltado a brilhar por lá. Como a maioria das seções tinha passagens perigosas e pedras com alturas entre 2 e 5 metros, os participantes ficariam expostos a riscos de acidentes. O Biketrial não é um esporte perigoso, mas os atletas devem respeitar os limites de suas categorias e as condições de aderência de cada local.

Campeonato Brasileiro de Biketrial - Vista geral das pedras que formam a pista

Vista geral das pedras que foram usadas para delimitar o espaço onde os pilotos passaram.

O piloto e empresário Cris Santos, categoria Elite, montou uma tenda no evento onde mostrou a linha 2014 da Drop Bike, a Biketrial brasileira, além dos componentes especiais para esta modalidade, e não faltaram interessados nas bikes aro 20 e 26.

Cris Santos e a tenda da Dropbike com bikes e peças específicas para o Biketrial

Cris Santos e a tenda da Dropbike com bikes e peças específicas para o Biketrial (Foto: Pedaleria)

A prova foi organizada pelos atletas Diego Magno e Ederson Carmo (Dooidoo), com a supervisão e direção de prova de Edu Capivara (Biketrial Brasil Union, validada pelo BIU – Biketrial International Union). Pela primeira vez na história do Biketrial brasileiro, os resultados do campeonato completo será reportado para a BIU pelo Edu Capivara, isso significa visibilidade para os atletas e para o esporte.

Campeonato Brasileiro de Biketrial - Selo de bike inspecionada

As bikes passam por uma inspeção antes da prova e as aprovadas pelo Edu Capivara recebem este selo.

Confira mais algumas imagens

img_turma-da-pro-aguardando-a-largada Campeonato Brasileiro de Biketrial - Gente bonita  Campeonato Brasileiro de Biketrial - Piloto em ação Campeonato Brasileiro de Biketrial -  Presença da Pedaleria como órgão oficial de cobertura do evento Campeonato Brasileiro de Biketrial - A famosa Pedra Balão Campeonato Brasileiro de Biketrial - Fichas de penalidades Campeonato Brasileiro de Biketrial - Piloto se concentrando Campeonato Brasileiro de Biketrial - Até o calango foi conferir a competição  Campeonato Brasileiro de Biketrial - Piloto se preparando na seção Campeonato Brasileiro de Biketrial - Bikes da Dropbike Campeonato Brasileiro de Biketrial - Doido, Diego, Edu Capivara e Cris Santos

As próximas etapas do brasileiro estão sendo definidas e cobertura completa desse evento você vai conferir em breve no vídeo da Pedaleria sobre Biketrial.

Sobre o Autor

Fernando Campoi, introdutor do Monotrial no Brasil na década de 90. Para os desavisados, o Monotrial é como o Biketrial só que usando um monociclo e não uma bike. Participou de shows, provas, eventos e programas de televisão com o Edu Capivara. É formado em Administração e tem MBA pela FGV. Louco de pedra? Nem tanto.

Comentários (6)

  1. Clélia de paula Machado

    Sou avó materna dos atletas, Diego Magno e Guilherme Magno, assisti toda a prova de meus netos, fiquei impressionada com a habilidades desses meninos, aliás de todos os competidores.
    Posso dizer que assisti, com o coração na boca!!!!!
    Quero parabenizar a todos os participantes, mas em particular meus netos Diego Magno, que ficou com o Primeiro lugar, na categoria Elite e Guilherme Magno, em segundo lugar na categoria Pro!
    O lugar onde as provas foram realizadas, não poderia ter sido melhor, é lindíssimo…aquela pedras…a vista lá de cima…td muito bonito!!!!

    Responder
      • Clélia de paula Machado

        Sem dúvida é um orgulho pra mim!!!!
        Eu gostaria que vc postasse o vídeo, de tiver,
        Obrigada, abraços

        Responder
        • Fernando Campoi

          Olá Clélia. Vamos publicar um vídeo bem legal sobre o Biketrial e o Campeonato Brasileiro em breve. Um abraço

          Responder
  2. paulo caeté

    Valeu Fernando pelo seu profissionalismo e voce é tambem um cara muito bacana! Adorei esta foto ai que voce fez de mim que na verdade não era concentração era cansaço mesmo afinal não sou mais um menino de 20 anos !!!rsrs abração e até a próxima.

    Responder
    • Fernando Campoi

      Valeu Paulão. Vocês são os verdadeiros heróis. E vamos considerar que na foto vocês estava num processo de “cansaço concentrado”. kkkkkkk. Abraço, e nos vemos na próxima.

      Responder

Deixe uma resposta