Calibragem do pneu de bicicleta

Calibragem do pneu de bicicleta,

Dicas, Manutenção, Testes, Videos

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Conheça a bomba de ar para bicicleta BETO Transformer, literalmente uma mão na roda.

A maioria dos ciclistas que usa a bike uma vez por semana ou esporadicamente no mês, nota que os pneus perderam pressão quando vão usar a bike. Esse é um fato bastante comum que indica que a câmara de ar está “respirando”, ou seja, perdendo ar pelos minúsculos poros da borracha, mas quando a câmara é de Butil, um tipo de borracha de maior qualidade, isso não ocorre.

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Calibragem pneu de bicicleta

Surpresa desagradável. Encontrar a bike com os pneus murchos bem na hora de sair.

Todo ciclista tem que ter um bom capacete, algumas ferramentas para pequenos ajustes, e uma bomba de ar pra não ter que recorrer ao posto de gasolina, bike shop ou bicicletaria pra resolver esse contratempo. As bombas pequenas (portáteis) são ótimas para usar na trilha, em viagens, etc, não ocupam espaço e são leves, mas devido ao seu tamanho reduzido, tem pequena capacidade de ar por bombada. Para encher o pneu de uma MTB você tem que dar menos bombadas do que para o pneu da Road Bike, porque na Road “cabe” menos ar, mas a pressão é enorme, de 90 a 120 libras, já a MTB utiliza mais ar (volume), mas com pressão inferior, entre 40 e 65 libras.

Comparação pneu mtb e road bike

Os pneus das Road Bikes são calibrados entre 90 e 120 libras, mas o volume de ar é menor que nas MTB.

Para uma bomba ser considerada boa, ela deve ter um bom sistema de encaixe da mangueira no bico da câmara, possibilitando seu uso tanto no bico fino quanto no grosso (Presta e Schrader), ter boa empunhadura para o uso, com dispositivos que ajudem a mantê-la firme e claro, um manômetro para controlar a pressão. Isso tudo e muito mais você encontra nesta bomba de ar Beto Transformer que testamos e aprovamos aqui na Pedaleria. O bico fino (válvula Presta) é mais frágil que o tradicional (Schrader), este último igual ao dos carros e motos. O bico com válvula Presta possui uma ponteira que deve ser desrosqueada antes de conectar a mangueira da bomba, e pode ser danificada quando apoiamos e forçamos demais a bomba direto no bico (modelos de bomba sem mangueira).

Multi válvulas

O bico reversível possibilita encaixe nos bicos com válvula Presta ou Schreder (bico fino ou grosso).

Base giratória da bomba Beto Transformer

A base giratória da bomba permite ótimo apoio no chão.

Manometro da bomba de ar para pneu de bicicleta

Quando a bomba não tem manômetro, o ciclista não sabe que calibragem está colocando, pode ser muito, pode ser pouco…

A bomba Beto Transformer se “transforma” para ficar na posição de uso, pode ser usada no ar como uma bomba pequena, e também no chão, girando a base, com a praticidade de podermos pisar no suporte deixando ela firme durante as bombadas com as duas mãos e ainda ficar de olho no manômetro. Ela permite calibragens de até 160 libras.

Para usar a bomba apoiado no chão é preciso girar a base 90º.

Para usar a bomba apoiado no chão é preciso girar a base 90º.

img-Apoio_Rebatido

Colocando a ponta do pé na base, a bomba fica firme e você resolve rapidinho a calibragem.

Colocando a ponta do pé na base, a bomba fica firme e você resolve rapidinho a calibragem.

A alça de bombeamento em “T” é rebatida e utiliza uma porca para imobilizá-la aberta, evitando que se dobre durante as bombadas. Quando fechada, a mangueira contorna a alça e fica presa nos dois lados do corpo da bomba, que pode ser instalada na parede com dois parafusos ou um gancho central, graças ao suporte qua a acompanha.

A alça de bombeamento fica rebatida, e tem uma porca que “trava” a peça na posição de uso.

A alça de bombeamento fica rebatida, e tem uma porca que “trava” a peça na posição de uso.

img-Travando_Alca

A mangueira fica bem presa nos suportes laterais, e mantém a bomba fechada  contornando a alça.

A mangueira fica bem presa nos suportes laterais, e mantém a bomba fechada contornando a alça.

img-Magueira_nas_Laterais

Com este suporte você pode guardar a bomba pendurada.

Com este suporte você pode guardar a bomba pendurada.

Se você ainda não tem uma bomba de ar em casa, esta é uma excelente opção e você pode comprar aqui na Pedaleria por R$180,00.

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Ah, lembre sempre de verificar na lateral dos pneus da sua bike a calibragem recomendada pelo fabricante, em PSI, assim você e a sua nova bomba BETO Transformer formarão uma dupla infalível.

Bom pedal!

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Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (17)

  1. Joilson Machado de Freitas

    Olá,

    Fiz pesquisa pela internet e entendi sobre a diferença de pressão nos pneus. De acordo com a lei de Boyle(P=F/A), a área é inversamente proporcional a pressão. Por isso que cada vez menor o tamanho do pneu(área) maior a pressão. Até aí beleza… Mas não consegui descobrir a quantidade de ar que o pneu comporta. Eu tenho uma bicicleta comum e na lateral do pneu tem as inscrições 50-559 26×2.
    Você sabe me informar qual a quantidade de ar em m3?
    Em tempo:eu trabalhava com máquinas de terraplanagem e os pneus de uma pá-carregadeira era calibrado com 45psi, mas a quantidade de ar é enorme se comparado com o de uma bicicleta.

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Joilson, tudo certo?
      Estão corretas suas afirmações. Tenho aqui na Pedaleria algumas bicicletas, e em todas há nos pneus a inscrição sobre a máxima pressão recomendada, na sua não?
      Uma Road traz o alerta de Pressure Max 9 Bar (131 PSI), a BMX 40 PSI, etc.
      Qualquer dúvida recorra ao site do fabricante do pneu para encontrar o valor.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  2. severino

    Ai Edu blz essa bomba serve pra suspensao proshock?????

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Severino, tudo certo?
      As bombas para pneus não atingem a calibragem máxima de uma suspensão, além de não terem o dispositivo para desconecta-la do bico sem perder parte da pressão aplicada. As bombas para calibragem chegam a 160 libras, as de suspensão 300 libras.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  3. severino

    Ei Edu q vc acha dessas bomba q enche pneu e suspensao???? Pq tem uma dessa marca Beto q enche os dois???

    Responder
    • Edu Capivara

      Legal Severino, uma pra tudo! Vou procurar pra saber mais!
      Obrigado, abraços;

      Responder
  4. Gustavo Mattos

    Edu, esta Bomba Beto Transformer é muito ruim. Com o tempo esta articulação começa a vazar. Já tentei de tudo e nada resolveu. Tenho a bomba a 3 meses. Não recomendo.

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Gustavo, tudo certo?
      Onde você comprou a sua? Não tivemos nenhuma reclamação até agora.
      A bomba tem garantia, troque a sua e faça nova avaliação deste produto.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  5. Getulio Saiter

    Ola Edu!
    Quanto custa a Bomba Beto Transformer?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Getúlio, está em falta no momento, o importador está trazendo mas não passou a data de chegada. A gente coloca um aviso no facebook da Pedaleria quando ela estiver de volta a loja ok?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  6. Douglas Campelo

    Olá Edu, achei bem interessante o produto. Encontrei-o pois estou com uma pergunta mais básica não sei se é aqui que a faço. Recentemente, fui até um posto de gasolina e para calibrar o pneu da minha dobrável Dahon Vybe D7- aro 20. O valor indicado de pressão era min. 40 e máx 65. Comecei a calibrar e quando olhei o pneu simplesmente, puff! a câmara estourou! parecia até que o pneu ia sair do aro! Tinha colocado 61 no marcador para experimentar! Daí quando levei a uma bicicletaria o dono me disse que eu deveria colocar apenas 35 psi. Fiquei sem entender…Daí ele me falou para jamais colocar esse valor (61), no máximo 40! Bom voltei pra casa com mais dúvidas, afinal todos os vídeos que vi na internet me diziam para colocar o valor sugerido. A minha pergunta é: afinal o que devo fazer? O que de fato pode ter acontecido com o pneu, aparentemente ele me pareceu ok antes de chegar ao posto e quando coloquei-o para encher a câmara estourou! Encher pneu de bicicleta em bombas para carro, pode não ser legal? Tenho notado que em 3 meses de uso da minha Dahon Vybe D7 tive 3 epísódios de pneu furado. Ando uma média de 80km por semana, nem é muito, mas me pareceu muito recorrente os furos, é isso mesmo? Além da fita antifuro, seria interessante investir em pneus mais resistentes? Bom, estou sempre acompanhando o Pedaleria, e tem me ajudado muito em vários aspectos. Recentemente adquiri o box bike da Kalf graças ao vídeo de vocês. Bicicleta é um mundo de muita informação, estou chegando aos poucos. Desculpe pelo email longo. Um Abraço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Douglas, tenha cuidado para não confundir Libras, BAR e PSI, os calibradores manuais e do posto de gasolina possuem leitura nestes sistemas, todos diferentes.
      Se o calibrador estiver em BAR e você colocar o valor que usa em PSI, será astronomicamente maior, 30 PSI é igual a 2,7 BAR.

      Quanto ao estouro da câmara de ar, já me aconteceu usando bomba manual, se o pneu sai do aro (parcialmente), e a gente não vê e continua enchendo, a câmara pode explodir pro atrito contra o aro e a borda do pneu.
      Espero que essas informações te ajudem!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Douglas Campelo

        Gratíssimo Edu! Ajudaram sim! Mais uma vez parabéns pelo trabalho de vocês!

        Responder
  7. Aurio Carvalho de freitas

    Oi Edu, tudo bem? Quero iniciar no ciclismo e o vendedor de uma loja aqui próximo me indicou a caloi explorer 20, 19 pol. Aro 29. Minha dúvida é com meu peso 108 kg ela resiste a esse peso? Altura 1,83. Vou fazer o bike fit. O que vc acha? Desde ja agradeço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Aurio, o tamanho é esse mesmo, e a Caloi tem preço melhor por se montada em Manaus.
      Quanto ao peso, tá dentro do permitido para esse quadro. Calibre os pneus com a pressão máxima recomendada (anotada na lateral do pneu).
      Com o Bike Fit, essa bike fica mais adequada ao seu biotipo.
      Boa sorte e bom pedal!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  8. Paulo

    Edu, minha bike veio com pneus CST Critter 29×2.1 indicando 40-65 psi (min-max). Tenho um app que calcula a pressão ideal levando em conta peso do ciclista e equipamento e o resultado do app é 33 psi no dianteiro e 36 psi no traseiro. Posso calibrar abaixo do mínimo recomendado pelo fabricante? Aumento muito o risco de furos?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Paulo, não tem problema que o APP indicou pressão abaixo, ele considera o peso do ciclista. Muita gente pedala as 29 com pressão inferior ao recomendado, isso aumenta a tração e o conforto.
      Pneus com pouca pressão tendem a dobrar e até sair do aro em situações extremas, mas não furam facilmente, fique tranquilo.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

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