Cadê o cravo que estava aqui? Aprenda recuperar os pinos dos pedais.

Cadê o cravo que estava aqui? Aprenda recuperar os pinos dos pedais.,

Manutenção, Videos

6

Este trabalho melhora a aderência dos pés nos pedais plataforma.

Os pedais plataforma surgiram na década de 80 na modalidade BMX, eles são pedais maiores que oferecem cerca de 50% a mais de apoio para os pés, e hoje aparecem até em algumas bicicletas da linha Sport, modelos destinados a quem quer um pouco mais de aventura!

img_Recuperando_Cravos_Dos_Pedais_01

Os pedais plataforma são 50% maiores que os pedais convencionais, por isso são tão populares entre ciclistas de várias modalidades.

As modalidades do BMX como Vertical, Race e Flatland também usam esse tipo de pedal, e as Biketrial já nasceram com eles. Outra modalidade que dependendo da pista ou do clima também usam esse modelo é o Downhill, mas as BMX e as Biketrial são as que mais estragam esses pedais por conta do contato com obstáculos nas pistas e nos treinos pela cidade, principalmente no street.
Esse contato constante desgasta ou arranca as cravos, esses pequenos pinos ou saliências que servem para melhorar a aderência do tênis com os pedais, e nestas modalidades um pedal careca é muito ruim.

img_Pedal_MTB_Misto_com_Cravos_Parafusados

Os pedais MTB mistos (clip e plataforma) da minha bike, receberam cravos extras para melhorar a aderência, já que o taquinho da sapatilha dava falso apoio.

Existem 3 formas de recuperar esses cravos, 2 delas são fáceis de fazer em casa, a terceira forma exige mais equipamentos e habilidades.
A maneira mais simples de resolver é furar no pedal os locais onde ficavam os cravos e colocar parafusos de aço para madeira, conhecidos como rosca soberba. O furo deve ser menor que o diâmetro do parafuso, tem que ficar difícil pra instalar, se ficar muito fácil o furo ficou grande e eles vão se soltar logo.
Para parafusos de 4mm de espessura, fure com uma broca de 3.3mm
O excesso de parafuso (para dentro do pedal) e também a cabeça podem ser cortados com uma serrinha ou Dremel.

img_Recuperando_Cravos_Dos_Pedais_04

Parafusos Phillips “rosca soberba” podem ser colocados na plataforma de alumínio deste tipo de pedal, mas o furo deve ser exato para o parafuso segurar.

img_Recuperando_Cravos_Dos_Pedais_02

Após a instalação, corte as cabeças e dê acabamento com uma lima.

img_Recuperando_Cravos_Dos_Pedais_03

Outra opção é fazer furos passantes e colocar parafusos Allen M4 com porcas, tudo de inox pra não enferrujar. As porcas vão levantar um pouco a plataforma de apoio, mas nada que atrapalhe o uso. Os melhores pedais pra fazer isso são aqueles modelos que as plataformas ficam desalinhadas, pois você precisa ter acesso a parte de baixo, pra instalar o parafuso.
Foi essa técnica que eu usei no meu pedal misto de MTB, pois quando eu faço Biketrial com a MTB eu uso o lado plataforma, mas escorregava muito por causa do taquinho da sapatilha, aí eu tive que radicalizar nas cravos, usando eles em pouco mais altos.

img_Recuperando_Cravos_Dos_Pedais_07

img_Recuperando_Cravos_Dos_Pedais_05

Parafusos Allen M4 – furos passantes permitem a instalação de parafusos com porcas, corte o excesso do parafuso para que os “cravos” não fiquem muito altos, 4mm de altura (porca+ponta do parafuso) são suficientes.

A terceira forma é a mais difícil, mas fica bem parecido com alguns modelos de pedal plataforma da atualidade, será necessário furar os locais com broca de 3.3mm e passar um Macho M4 para abrir rosca na plataforma, depois é só instalar parafusos Allen sem cabeça, e o pedal fica novinho!
Com esta solução dá modificar a altura dos cravos, mas lembre-se, independente da altura deles, esse tipo de pedal é um pouco perigoso, principalmente pra quem pratica esportes radicais, e acaba levando um pedal na canela, esses parafusos ou cravos originais cortam fácil a sua canela, eu tenho várias cicatrizes, por isso tem que usar caneleiras pra se proteger, mas para uso comportado nas ruas ou nas trilhas eles não oferecem risco.

img_Recuperando_Cravos_Dos_Pedais_09

Com parafusos Allen sem cabeça o pedal recebe um upgrade profissional. O trabalho é mais elaborado, necessita broca de 3.3mm e habilidades para operar o Vira-macho, pois é necessário “abrir” rosca nos furos iniciais.

img_Recuperando_Cravos_Dos_Pedais_08

O Vira-macho em operação.

img_Recuperando_Cravos_Dos_Pedais_10

Com rosca na plataforma é possível ajustar a altura dos cravos com facilidade, e o pedal velho ganha sobrevida.

Como último lembrete, para todos os casos é necessário colocar trava-rosca nos parafusos para que eles não se soltem no futuro, se você não tiver, dá pra improvisar com esmalte de unha ou tinta esmalte.

Bom pedal!

Tags: , , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (6)

  1. Douglas Leite

    Gostei bastante! eu tenho um pedal liso,e fiz isso e deu certo!

    Responder
    • Edu Capivara

      Legal Douglas, parabéns!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  2. Renato Teixeira

    Bom dia, Edu!
    Tenho uma Rockhopper Comp 29 (https://www.specialized.com/br/pt-br/bikes/mountain/rockhopper-comp-29/115498) e gostaria da sua ajuda sobre um possível upgrade nos componentes dela. O foco são as minhas corridas de aventura, além de diminuir o peso e melhorar a performance da magrela. Finalizando, uma Orbea é um sonho pra mim e qual modelo seria ideal pra a minha atividade em questão? Digamos, uma intermediária.
    Grato e parabéns pelo excelente site.

    Responder
  3. Keynne

    Edu me ajuda por favor!!
    Gostaria de trocar o guidão e o avanço da minha bicicleta, porém não sei se qualquer mesa serve no garfo (acredito que o meu seja a headset) mas não sei a milimetragem do avanço que devo colocar… ME AJUDAAA

    Responder

Deixe uma resposta