As bikes do Edu Capivara

As bikes do Edu Capivara,

Curiosidades, Videos

36

Conheça os detalhes das bikes usadas nos vídeos da Pedaleria

Muitos ciclistas que acompanham a Pedaleria querem saber como são as bikes que uso nos vídeos, então fizemos esse vídeo e conto pra vocês em poucas linhas os segredos dessas bikes.
Para começar a Biketrial, meu esporte de berço desde 1984. Ela é uma Drop Bike aro 26, uma bike de 9,5Kg própria para transposição de obstáculos naturais ou artificiais. Neste esporte o atleta não pode colocar os pés no chão, tem que superar todo tipo de dificuldade equilibrado.
Ela não utiliza selim e tem o quadro muito baixo, assim  a gente não esbarra nos tubos e tem mais espaço para recuperar o equilíbrio.

img_Bikes_do_Edu_Capivara_Trial

Biketrial Drop Bike aro 26″, feita para escalar!

img_Bikes_do_Edu_Capivara_Pedivela_Trial

Pedivela com catraca, presente no Biketrial desde de 1990.

A catraca fica na pedivela, no cubo traseiro vai um pinhão fixo, e sua relação é 18×12, e a catraca fica protegida por um disco de alumínio. No Biketrial você precisa de muito freio, e a minha é equipada com modelos bem poderosos, na dianteira um Bengal Helix 7B com disco de 160mm, na traseira um Magura hidráulico, com atuação no aro, é como se o disco tivesse 26 polegadas de diâmetro!O guidão é gigante, um Drop bike de 760mm de comprimento, pra ter domínio total da bike em qualquer situação. Os aros são largos e furados entre os raios, tudo pra aliviar peso, os pneus tem perfil bem quadrado com cravos pequenos e borracha macia, para que não falte aderência.

img_Bikes_do_Edu_Capivara_Magura_Trial

Freio hidráulico Magura com sapatas de poliuretano – param a bike até dentro d’água.

A MTB aro 29” é uma Obrea Alma M30, com quadro e garfo de carbono. Esse modelo é para XC (Cross Country), e eu preferi ter ela mais leve do que confortável, por isso ela está com garfo rígido, um Niner de 600 gramas.
Ela tem 20 marchas e as rodas eu substitui pelo modelo Everest Carbon da Vzan com cubos MGCi, um freehub que engata imediatamente e sem a mínima folga, e o som que ele produz é incrível!|
Essas rodas são para pneus Tubless, e rodam sem câmara de ar. A bike pesa exatos 10Kg, mas se mudar a relação para 1×10 (1 coroa), ela passa apesar 9,500Kg.

img_Bikes_do_Edu_Capivara_MTB29

Orbea Alma M30 Carbon aro 29, ótima para Cross Country.

img_Bikes_do_Edu_Capivara_Detalhes_29_01

Garfo de carbono de 600Gr no lugar da suspensão – agilidade!

A outra MTB também é uma Orbea Alma M30 Carbon, só que é aro 27,5”, ótima para trilhas técnicas bem travadas e cheias de obstáculos, manobras e até mesmo um Biketrial leve, escalar troncos, escadas e degraus, por isso ela é equipada com um protetor de coroa tipo 1/2 bash e coroa oval 34 dentes. Essa coroa rende mais pois tem mais dentes nas áreas onde conseguimos aplicar mais força, e menos dentes onde não aplicamos força nenhuma, quando a pedivela está na vertical.

img_Bikes_do_Edu_Capivara_MTB27.5

Orbea M30 Carbon aro 27,5 – ótima para manobras, trilhas técnicas e obstáculos.

Originalmente ela tinha 20 marchas, mas foi convertida para 1×10 com Super Cog 40 dentes, rodas Vzan Everest MGCi com freehub de 33 micro- travas, sem folga para retomada da pedalada.
Por conta das manobras do Biketrial, eu escolhi o pedal misto, clip de um lado e plataforma do outro, mas ele foi trabalhado para receber 8 garras extra para aumentar a aderência entre a sapatilha e o pedal, nas manobras onde seria arriscado estar de pés presos!
Essa bike é equipada originalmente com a suspensão Fox Float 32 com ajustes diverso e trava, e pesa 10,500Kg.

img_Bikes_do_Edu_Capivara_Detalhes_27.5_01

Coroa oval com protetor e pedais mistos clip/plataforma permitem algumas aventuras no Biketrial.

img_Bikes_do_Edu_Capivara_Detalhes_27.5_02

Cubo MGCi Vzan com freehub de 33 micro-dentes e cassette com Super Cog – retomadas de pedal mais rápidas.

A minha bike urbana é uma MTB Apex aro 29 que toda modificada, ela tinha 24 marchas, mas agora é uma Single, uma bike sem marchas. Ela ficou sem os câmbios, alavancas, pedivela tripla, cabos e conduites de marcha, cassette e pneus de MTB, que foram substituídos por pneus urbanos de alto desempenho medida 700×32, que se encaixam certinho nos aros da MTB 29”. Outra modificação que ajudou a baixar o peso foi a substituição da suspensão dianteira por um garfo rígido em alumínio, e com tudo isso ela perdeu 4,5Kg, ficando com10,800Kg.
Essa bike recebeu duas modificações que viram vídeos, um grupo de espaçadores no cassette para deixa-la com apenas com 1 engrenagem, e o divertido esticador de corrente para quadros com gancheira vertical, feito a partir de um braço do V-brake.

img_Bikes_do_Edu_Capivara_Urbana

Urbana Apex aro 29. Já foi MTB, mas agora é uma Single Speed rápida!

img_Bikes_do_Edu_Capivara_Detalhes_Urbana

Esticador de corrente para quadros com gancheiras verticais – o braço do V-brake ficou perfeito!

Estas bikes são a extensão do meu corpo, elas refletem a minha personalidade e forma de pedalar, cada uma transformada e ajustada para determinada modalidade ou vídeo, me ajudando a criar e mostrar pra vocês as novidades do mundo da bike.

Bom pedal!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (36)

  1. LUAN LUCIO NASCIMENTO

    Boa tarde Edu. Estou sempre acompanhando você aqui no site e tbm no teu canal no YouTube. Estou afim de começar a pedalar mas estou em dúvida entre duas bike. É uma sense aro 29 24v grupo shimano altus ea outra uma gt avalanche aro 27,5 30v grupo shimano deore. Teria uma dica pra mim? Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Luan, eu iria de 27,5 mas não sei sua altura! Elas são ótimas para ciclistas com menos de 1.70m.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  2. LUAN LUCIO NASCIMENTO

    Opa valeu pela dica Edu.abraço

    Responder
  3. Hugo

    Edu boa tarde, ótimo vídeo, hoje tenho duas bicicletas, uma road e uma MTB, estou guardando ambas dentro de casa, porém suja a parede que é uma beleza, percebi que suas bikes não sujam a parede, você utilizou alguma tinta específica? (Minha mulher já começou a ficar louca…) Abraços.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Hugo, tinta acrílica é bem lisa e limpa fácil, a parede fica meio impermeabilizada. Outra dica é aplicar na parede um adesivo transparente fosco, no tamanho ou nas áreas onde os pneus pegam.
      Nesse vídeo, em 4.44 minutos tem a Speed Bee na parede, na horizontal. São 2 suportes para as rodas e 1 para a pedivela, esse tipo não suja a parede!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  4. Danilo

    Fala, Edu. Coisa linda esse acervo, parabéns.
    Queria deixar uma sugestão de vídeo relacionado aos modelos de bike, se possível, falar um dia sobre bikes urbanas, essas pra poder trabalhar no dia-a-dia e dar uma esticada pelas ruas aos finais de semana. Acho que seria uma boa pedida.
    Valeu, abraço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Danilo, anotado aqui nas pautas pra gravar, obrigado!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  5. Samuel

    Olá Edú,

    Queria te parabenizar pelo trabalho com os videos. São os melhores vídeos sobre bikes no Brasil. Não perco um video sequer, aprendi muito e também dei muita risada. Continue assim.
    Comprei uma bike pra voltar a pedalar depois de muitos anos, uma Gonew no Netshoes. Mas voltei a tomar gosto e quero trocar por uma bike melhor. Na realidade essa vou dar por meu sobrinho andar comigo e largar um pouco computador e celular, kkkk.
    Pesquisei bastante e gostei muito das bicicletas da Orbea, lógico vi que que você não tem uma, mas duas!!! Quero comprar uma Orbea H50 ou H30 e as alternativas seriam a Merida Big Nine 500 ou 600.
    As Merida são um pouco mais em conta e fáceis de achar, mas….
    Qual sua opnião, porque vc escolheu Orbea?

    Abração e conitnue os videos!!!
    Samuel

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Samuel, obrigado por acompanhar a Pedaleria, que bom que voltou para o pedal!
      Olha, as duas marcas são excelentes, mas o pessoal da Merida no Brasil é meio atrapalhado, não sei se eles vão se aguentar no mercado.
      Posso colocar as Orbea na nossa loja, se você aprovar o preço.
      Se quiser falar disso, ligue na loja: loja.pedaleria.com
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  6. deusa

    Olá tenho esperança que encontrei resposta para meu grande problema , por favor me ajude tenho uma bicicleta elétrica e o pneu é antigo aro 22 175 (457) e ninguém sabe me informar qual pneu é compatível será que vc poderá me ajudar obrigada fico no aguardo

    Responder
  7. silvano andreola

    boa noite edu…cara eu tenho uma elite 20, é possivel colocar uma relaçao 1×11 ou uma 2×10, e o que eu gastaria mais ou manos nessas mudanças?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Silvano, pra 1×11 gasta muito, tem que trocar TUDO, não aproveita nada!
      Pra 1×10 ou 2×10 tem que compra 1 coroa (1×10), e para os 2 casos tem que comprar o Super Cog. dá uma busca no Google, tem muitos anúncios de loja e de vendedores particulares.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  8. Ricardo Nunes

    Caro Edu,

    Sempre acompanho seus videos, são muito bons e para mim fonte de referência para minhas duvidas.

    Tenho uma questão: gosto muito de pedalar e minha esposa não consegue pedalar muito, já tentamos e não rola. Estive penando em uma bike tandem. seria legal? seria possivel ela não pedalar e deixar a força comigo na maior parte do tempo?

    Vocês poderiam fazer um video sobre né??

    Grande abraço!

    Ricardo Nunes

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ricardo, a Tandem são raras, tem frame builder aqui no Brasil que faz esse tipo de bike com muita qualidade, mas infelizmente as bikes estão em outros estados, não consegui fazer o vídeo!
      Olha, acho muito peso pra você tocar sozinho, o melhor seria uma Tandem pedal assistido (elétrica), assim fica mais possível. Vimos várias na Interbike, dá uma olhada nas Santana: http://www.santanatandem.com/Bikes/InStock.html
      nacional – http://www.cardosocycles.com/2015/
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  9. Reinaldo

    Edu blz? Primeiramente parabéns pelas publicações! Gosto muito!
    Preciso de uma dica, pedalo em uma cidade de muito morro e tenho duas bikes uma aro 26 e outra aro 29, gostaria de uma dica de qual delas é mais indicada ao uso terra/morro e tb a kit/relação que posso usar para minimizar o esforço nas subidas, agradeço desde já! Abraço!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Reinaldo, as duas tem vantagens e desvantagens, rsrsrsrs.
      A 26 é boa pra subidas mas na reta e descidas a 29 é melhor! Para pedal mais longo, a 29 leva vantagem, anda mais.
      a 29 com ki 1×10 ou 2×10 com o Super Cog de 40 ou 42 dentes resolve bem nas subidas.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  10. Luciano Acioly Rebouças Lima

    Boa tarde, gostaria de parabenizar você Edu e toda a sua equipe, sempre assisto seus vídeos e além da parte séria, com dicas importantíssimas, a parte cômica nos erros de gravação.
    Um abraço e continue com esse sucesso que é a pedaleria.

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Luciano, obrigado por acompanhar!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  11. jonatha gomes

    boa noite Edu queria saber qual freio hidraulico e melhor o bengal helix7b ou o shimano m-445

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Jonatha, é o Bengal, é mais leve e mais forte também!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  12. Marcus silva

    Cara, vc realmente e um atleta de bike, parabens, todos oz seus videos sao muito bons, gostaria se possivel de sua ajuda, tenho uma fuji nevada 1.9 que estou transformando em urbana, queria uma dica de garfo rigido para ela sem alterar muito a geometria dela, outro favor seria se vc pode descrever que aro vc utiliza em em sua urbana, eles a cabem um 700×35.

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Marcus, obrigado por acompanhar!
      O garfo rígido “barato” mais popular hoje é o FIB, para disco ou V-brake. Uma Speed (Road Bike) sempre será melhor que uma urbana em peso e desempenho, mas um pouco desconfortável pela altura do guidão.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  13. Marcus silva

    Vale a pena investir nesta mudanca ou comprar uma speed seria mais viavel ?

    .

    Responder
  14. João

    Edu qual o quadro de sua bike Orbea M30 Carbon aro 27,5?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi João, é um quadro Alma LTD, com o grupo da M30 customizado.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  15. João

    Valeu edu, sou seu fã fico muito feliz e grato por ter tido minha resposta respondida (desculpe minha redundância) por você que como já disse e repito é um ídolo pra mim, fique com deus que ele possa te abençoar cada vez mais, abraço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu João, eu é que fico feliz em conversar contigo!
      Obrigado pelo carinho, fique com Deus!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  16. DANIEL PASSOS

    Grande Mr. Capivara! Seus vídeos e posts são fantásticos! Gostaria de saber, se possível, qual é a configuração dessa sua bike urbana. Você disse que ela é uma MTB aro 29, mas eu gostaria de saber qual o pedivela, a corroa, o mov central, além dos cubos, principalmente o traseiro. Após assistir a vários vídeos seus, estou querendo customizar minha MTB. Obrigado!
    Grande abraço pra você e pro Fernando!

    Responder
  17. Vinicius Drago

    Fala Edu!
    Com relação a tua bike urbana, porque optou por não ter marchas? Nas subidas não sofre um pouco? Pergunto pois estou a procura de uma bicicleta pra locomoção, mas minha cidade tem muita subida e descida.
    Abraço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Vinicius, queria ter uma Single Speed e resolvi adaptar essa para fazer alguns vídeos. Gostei tanto que resolvi deixar assim, uma urbana derivada de uma MTB 29. Escolhi a relação que dá para enfrentar a maioria das subidas aqui da nosso região, mas se for um sibidaço, o bicho pega, assim como nas descidas fortes, a relação chega no final logo!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  18. Daniel

    Fera, de quanto seria o investimento para montar uma bike igual essa pra uso urbano que você montou? Caso eu queira comprar numa loja aqui no RJ, como eu pediria essa configuração. sou novato e estou aprendendo tudo no seu canal. Muito legal e descontraída a forma como você passa as dicas! Obrigado! Abração!

    Responder
  19. HIPOLITO

    Qual guidão vc usa na orbea 29, marca modelo tamanho?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Hipolito, é o original Race Face 700mm, ele é Flat (quase reto).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta