Vela 1, a nova bike elétrica brasileira

Vela 1, a nova bike elétrica brasileira,

Novidades, Testes, Videos

26

Conforto e acabamento impecável nos colocam definitivamente no mercado das e-bikes (bike elétrica)

O projeto desta elétrica nasceu 2 anos atrás pela vontade e persistência de empresários paulistas, a Vela é uma Startup – grupo de pessoas que cria um modelo de negócio e saem em busca de dinheiro para financiar o projeto. A empresa buscou ajuda no Catarse, uma espécie de fundo coletivo para viabilizar pequenos negócios em diversas áreas. O Catarse coloca em contato empresários e financiadores através de pequenas doações, e em troca desta ajuda, a Startup oferece recompensas criativas.

img_Vela_Bike_Lado

Quadro especial

A elétrica Vela 1 foi integralmente projetada no Brasil, seu quadro, motor e componentes são importados e montados aqui, como acontece com carros e motos, mas alguns itens já estão sendo nacionalizados.

Motores elétricos no cubo da roda exigem muito dos quadros e garfos, por isso a vela utiliza um quadro de cromo-molibdênio (Cr-Mo 4130), finos tubos de aço de alto desempenho, tubos usados na construção de aeronaves e tradicionais no ciclismo desde a década de 70. O motor elétrico está na roda traseira, é um cubo de 160mm de diâmetro e a abertura da traseira do quadro tem 145mm de largura, exigindo fortes gancheiras forjadas, onde foram montados elegantes esticadores de corrente que ajudam muito na hora de centralizar a roda em seu espaço.

mg_Vela_Motor_350W

Motor Bafang (8FUN) de 350W de potência, é discreto e pode receber catracas de 18 a 22 no projeto Vela 1.

Neste primeiro modelo, a Vela disponibiliza 3 tamanhos de quadro, com medidas em centímetros, como ocorre nas Road Bikes. A menor é tamanho 51, para ciclista entre 1,60m a 1.70m. A intermediária tem quadro 55, para ciclistas de 1,65m a 1,75m, e a grande com quadro 59 é para ciclistas de 1,80m a 1,90m.

A bateria fica alojada no seat tube (tubo do canote de selim), por isso ele tem 68mm de diâmetro, exigindo um canto de selim de grande diâmetro. Geralmente as e-bikes (bikes elétricas) tem baterias aparentes, nos bagageiros, no espaço do suporte de caramanhola ou embutidas no down tube (tubo inferior do quadro).

img_Vela_Bike_02

Quadro de Cr-Mo e seat tube (canote de selim) de grande diâmetro são fortes características dessa e-bike.

Bateria cilíndrica

As baterias são normalmente quadradas ou retangulares, mas para a Vela ficar parecida com uma bike convencional, os engenheiros projetaram uma bateria cilíndrica que tem carga independente para a parte elétrica da bike (farol, lanterna e alarme), e para impulsionar o motor.
Não é necessário retirar a bateria do quadro para recarrega-la, basta plugar o fio do carregador na central eletrônica da bike, localizada na parte da frente da bike, entre os tubos superior e inferior do quadro.

A bateria de 36 volts e 365Wh tem 40cm de comprimento, sua autonomia está entre 25 e 35Km dependendo da topografia e peso do ciclista. A recarga com 1 carregador leva 3 horas para ser concluída, mas há possibilidade de usar 2 carregadores ao mesmo tempo, diminuindo esse tempo pela metade.

img_Vela_Bike_Bateria

A recarga da bateria leva 3 horas, mas usando um segundo carregador, o tempo cai pela metade!

Central eletrônica 

Além do motor, a central eletrônica gerencia a iluminação, corte do motor através das manetes de freio e o alarme. Sim, a Vela 1 é uma bike elétrica que tem até alarme! Ela vem com 2 módulos eletrônicos tipo chaveiro, com tampa deslizante, similar aos modelos utilizados nos automóveis. As funções são habilitar o desabilitar o uso do motor, ligar e desligar o alarme e  acionar o sinal sonoro, conhecido nos automóveis como pânico ou localizador. Quando programado, o alarme dispara se a bicicleta for movimentada ou a pedivela girar. É possível usar o farol e a lanterna sem o funcionamento do motor.

Outro ponto importante da central eletrônica é a entrada USB de 5V e 2.0A para recarga de aparelhos.
Como a legislação brasileira exige que os motores das e-bikes tenham no máximo 350W, a Vela 1 tem velocidade máxima de 30 Km/h.

img_Vela_Bike_Central_Eletronica

A central eletrônica da bike fica na frente, entre os tubos superior e inferior do quadro.

img_Vela_Bike_Controle_Alarme

A bike tem desenho clássico, mas os equipamentos são bem modernos, os comandos eletrônicos deste chaveiro provam isso.

Motor

O motor da Vela é o mais leve e confiável das elétricas, o chines Bafang (8FUN) de corrente contínua (DC), com engrenagens e sem escovas. Esta versão para bikes “single” (sem marchas), é potente e divertida, dá conta do recado possibilitando enfrentar subidas pedalando sentado.

O motor entra em funcionamento ao girar a pedivela, acionado por 12 imãs posicionados no movimento central, fazendo a leitura até de pequenos movimentos nesta peça. A energia é contado quando cessa o movimento da pedivela ou quando são acionados os freios, pois as manetes possuem interruptores elétricos.

A bike é muito segura, e ao contrário do que muitos pensam, não coisa de preguiçoso, é necessário pedalar o tempo todo, principalmente na subida, para que o motor continue em atividade, ótima oportunidade de fazer exercício e chegar rápido ao destino sem suar a roupa.

mg_Vela_Motor_02

Acabamento e acessórios

A bike foi feita para durar, os quadros de cromo-molibdênio são soldado com TIG, uma solda resistente, bonita e de pequena dimensão. Ela está disponível em 4 cores, vinho, verde, bege e azul.
Os componentes e acessórios como os bagageiros por exemplo, são de alumínio, raios, parafusos e suportes em inox.

img_Vela_Frente

Conforto e elegância. Guidão com manoplas voltadas para trás mantém o peso do ciclista sobre o selim, com a coluna bem reta.

img_Vela_Manopla

As manoplas podem ser com revestimento em couro sintético costuradas a mão, ou em borracha, com anéis parafusados.

É possível encomendar o modelo básico (bike com paralamas e cobre corrente), ou equipada com 1 ou 2 bagageiros, descanso lateral, cadeados, buzina, carregador e bateria extra, caixotes para carga e até garantia estendida.
A bike vem montada em uma caixa enorme, e é só colocar os pedais e a roda dianteira e sair pedalando.

Principais características da e-bike Vela 1

Quadro 51 rodas aro 26”
Quadros 55 e 59 rodas 700
Pneus 700×35
Freios V-brake
Guidão ergonômico que direciona a maior parte do peso para o selim, para que o ciclista pedale com a coluna ereta
Garfo e avanço oversize
Pedivela single com coroa de 44 dentes
Cubo traseiro com motor de 350W e catraca simples, com opção de escolha 18, 20 ou 22 dentes
Farol e lanterna LED com carga independente na bateria
Bateria removível de 365Wh
Selim com opções de molas duras ou macias
Manoplas em couro sintético costuradas a mão ou manoplas com anéis de fixação parafusados
Para-lamas e cobre corrente na cor do quadro
Fiação embutida no guidão e no quadro
Conduite do freio traseiro embutido no quadro
Caixotes para cargas – pequeno e grande

img_Vela_Bike_Selim

Duas opções de selim, molas macias para ciclistas até 100kg, ou molas mais duras para ciclistas acima deste peso.

img_Vela_Bike_Caixote

Caixotes para carga pode ser colocados nos bagageiros, facilitando carregar pequenos objetos. Na traseira, o caixote grande leva até 25Kg de carga.

Garantia

Quadro:  5 anos
Componetes:  1 ano

Pesos

Bicicleta 17Kg
Bateria 2kg
Motor 2.9Kg

As bikes elétricas são uma realidade e uma necessidade mundial, estão disponíveis em todas as modalidades e tamanhos de roda, executivos, entregadores, idosos, deficientes e pessoas comuns podem se beneficiar desta pratica opção de transporte, chegando rápido ao seus destinos, fazendo exercício e protegendo o meio ambiente.

Quem experimenta se apaixona, comigo foi assim!

Bom pedal!

 

 

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (26)

  1. William

    Boa noite!

    Gostaria de saber o valor e as condições de pagamento?

    Abçs.

    Responder
  2. Matheus Santana

    Valor da bike vela elétrica por favor ?

    Responder
  3. sergio paulo p barreto

    QUAL É O PREÇO

    Responder
  4. Fábio Pontes

    Eu comprei uma no pré-venda, antes do lançamento oficial. Fui super bem atendido pelo Victor, que me ajuda até hoje. Eu uso a Vela pra ir trabalhar, são 15Km pra ir e 15Km pra voltar. Como era de se esperar, tive alguns problemas:
    - pneu furado
    - sensor do motor falhando (já detectado pelo pessoal da Vela e avisado à todos que vai haver troca)
    - raio quebrado (o Victor já está me ajudando com a troca)
    - sapatas do freio (acabaram em 1 mês e meio, mas pelo que me falaram era esperado)
    - barulho da bateria (existe uma pequena folga dentro do canote, nada que um calço não resolva)
    - pequenos apertos aqui e ali

    Apesar destes pequenos problemas – normais na minha opinião – eu adoro a Vela, é um prazer andar com ela. Sem falar que todos acham muito bonita.

    Recomendo!

    Responder
    • Edu Capivara

      Legal Fábio, obrigado pelo feedback!
      Que bom que está sendo atendido pela assistência técnica. Problemas em produtos novos podem aparecer, isso serve para os fabricantes desenvolverem e aperfeiçoarem seus produtos.
      Gostamos muita da bike, e estamos pensando seriamente em adquirir uma, pois seria muito utilizada!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  5. Lauane

    Olá Gostaria de saber o peso total que ela aguenta nos bagageiros – (frontal e traseiro)?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Lauane, o bagageiro dianteiro aguenta mais, mas o limite de carga na frente de uma bike é de 5kg, pra ter equilíbrio e dirigibilidade.
      O traseiro pode levar até 25kg.
      Abraços;
      Edu Capivara.

      Responder
  6. José Carlos

    Bom dia! É possível pedalar com o motor desativado? Caso sim, a ativação se daria em movimento por meio do chaveiro? Vida útil da bateria, número de cargas completas? O sistema para tirar e colocar a bateria a fim de carregá-la é robusto? Pois no meu caso eu teria de deixar a bicicleta num local diferente de onde faria a recarga da bateria. Obrigado.

    Responder
  7. juscelino

    Quero compra uma bateria da bicicleta cilindrica da bicicleta vela

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Juscelino, procure no site deles, eles fazem vendas diretas.
      velabikes.com.br
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  8. Fabricio

    Moro em uma cidade com muito morro, minha preocupação é se terei de fazer muita força pra andar com ela aqui. Podem me exemplificar alguma coisa para que fique mais claro essa questão?
    Obrigado!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fabricio, é difícil exemplificar força aplicada em texto, rsrsrsrs, mas a Vela tem catracas de 18 a 22 dentes (escolher na compra). A 22 proporciona relação bem mais leve.
      Entre em contato com eles e agende um test drive.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  9. MARIVALDO Amorim Oliveira

    Gostaria de saber se eu posso adquirir um carregador sem ser cliente? O problema é que eu comprei essa Bike de terceiro, ele afirma que tem a nota fiscal só que está em Santa Catarina .mas vai me providenciar. Espero que sim. ..Mas eu posso comprar o carregador?

    Responder
  10. Fernando

    É possível tirar a bateria para carregar ou só carrega na bicicleta. pergunto isso porque moro em apartamento e seria um transtorno ter que subir com ela para carregar.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fernando, dá pra carregar a bateria fora do quadro também!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  11. Nícolas Franzé

    Olá Edu , gosto muito do seu canal e de seu trabalho , vc me ajudou muito com minha bike. Obrigado e abraços !

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Nícolas, obrigado por acompanhar nosso trabalho!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  12. Alexandre Lago

    Edu,

    Boa Tarde!

    Gostaria de parabenizar a você e s sua equipe pelo trabalho que desenvolvem.

    Li muito sobre a Vela e o seu review foi fundamental para que eu fizesse a encomenda da minha Vela.

    Devo receber em setembro.

    Ansioso!

    Abs

    Responder
    • Edu Capivara

      Legal Alê, parabéns!
      Boa sorte com ela!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta