Bicicletário no Largo da Batata

BNR-img-bicicletario
Bicicletário no Largo da Batata,

Comportamento, Novidades

2

Para os Paulistanos que usam a bicicleta como meio de transporte, foi inaugurado no dia 02 de agosto um bicicletário em Pinheiros integrando as outras melhorias já em funcionamento, como ciclofaixas na Faria Lima e região, ciclo rotas, estações de compartilhamento de bicicletas, oficinas, lanchonetes, cafés e livrarias, terminais de ônibus, CPTM e Metrô com acesso para ciclistas (em horários especiais).

Bicicletário Largo da Batata - Pinheiros - São Paulo

O prédio do bicicletário fica a poucos metros da estação Faria Lima do Metrô (linha 4 amarela), no Largo da Batata, projeto de responsabilidade da SP Urbanismo, empresa pública ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo (SMDU). Para agitar a inauguração, foram montadas atividades ligadas a mobilidade urbana, escolinha do pedal com o pessoal da Bike Anjo, shows musicais, exibições de Biketrial com obstáculos artificiais e exibição de Bike Polo. A gente foi lá conferir, e o Edu Capivara é claro, não podia deixar de brincar nos obstáculos montados por Edu Garbim e pelo Paulão.

img-bicicletario-largo-batata-biketrial-edu-capivara

img-bicicletario-largo-batata-biketrial-obstaculos img-bicicletario-largo-batata-biketrial-edu-capivara-pose

img-bicicletario-largo-batata-biketrial-edu-garbim img-bicicletario-largo-batata-biketrial

img-bicicletario-largo-batata-tattoo-nas-bikes

img-bicicletario-largo-batata-reinventar img-bicicletario-largo-batata-mao-na-roda

img-bicicletario-largo-batata-bike-polo img-bicicletario-largo-batata-bike-anjo

O bicicletário oferece 100 vagas cobertas e protegidas, e funciona 24 horas. O cadastro do ciclista é simples, rápido e gratuito, basta informar nome e CPF, tirar fotos do ciclista e da bike, para gerar o banco de dados, e para usar o sistema basta informar o CPF.

img-bicicletario-largo-batata-bike-geradora

Bicicletário de Pinheiros, no Largo da Batata

Para evitar que o bicicletário vire estacionamento gratuito para moradores da região que não tem onde guardar suas bicicletas, elas não poderão ficar mais que 72 horas no local. Passado esse tempo, elas serão remanejadas para outro lugar e ficarão disponíveis por mais 30 dias, sendo encaminhadas a doação no término deste prazo.

Bicicletário de Pinheiros

img-bicicletario-largo-batata-bebedouro-calibrador-ferramentas

img-bicicletario-largo-batata-por-fora-flores

Felizmente as obras de acesso e mobilidade aos usuários de bicicletas começam a aparecer, mas muita coisa tem que ser feita para o Brasil figurar entre os países que apoiam o uso das bikes como forma de transporte saudável, segura o não poluente. Neste novo bicicletário o ciclista também tem a seu favor algumas comodidades como bebedouro, compressor para encher os pneus e até um suporte de manutenção com ferramentas para alguma manutenção emergencial e básica. Muito legal.

img-bicicletario-largo-batata-por-fora-outro-lado

Regras de utilização

img-Quadro_Regras

Os ciclistas podem fazer pressão e cobrar das autoridades soluções que ajudem a cidade a melhorar, mas também devem se lembrar das suas obrigações, como respeitar as leis de trânsito e cidadania, andar com equipamentos de segurança como capacete, tênis e luvas, kit de iluminação mesmo durante o dia, sinalizar suas intenções no trânsito, etc, para que a bicicleta seja reconhecida como veículo e respeitada como solução dos tempos modernos.

Um abraço

Tags: ,

Sobre o Autor

Fernando Campoi, introdutor do Monotrial no Brasil na década de 90. Para os desavisados, o Monotrial é como o Biketrial só que usando um monociclo e não uma bike. Participou de shows, provas, eventos e programas de televisão com o Edu Capivara. É formado em Administração e tem MBA pela FGV. Louco de pedra? Nem tanto.

Comentários (2)

  1. leticia

    Olá, o cadastro no bicicletário pode ser feito a qualquer hora do dia ??? Grata

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Leticia, tudo certo?
      O bicicletário funciona 24 horas, portanto seria justo aceitar cadastramentos a qualquer hora. Não encontrei essa informação nos sites SP Urbanismo ou na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo (SMDU).
      Quando sair pra pedalar, dê uma passada no bicicletário pra tirar a dúvida deste horário.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta