Bicicleta eletrica, tecnologia ao extremo.

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A Bike Eletrica STROMER ST2

Olá galera!

Muita gente ainda torce o nariz quando o assunto é Bike Eletrica, mesmo assim a demanda mundial por esse tipo de bicicleta cresce bastante e o Brasil não é exceção. Na Interbike 2014 lá em Las Vegas encontramos diversas marcas e modelos, com tecnologias e materiais diversos, porém, uma chamou a nossa atenção pela beleza do design, pela construção e principalmente pela tecnologia embarcada. Estou falando da STROMER, uma marca suiça de bicicleta eletrica que está muito a frente de seus concorrentes oferecendo produtos extremamente hi-tech, e caros também, diga-se de passagem.

Bicicleta eletrica Stromer na Interbike 2014

Detalhe da bateria super potente que garante 150Km de autonomia para a bike.

Como nosso trabalho é divulgar o que há de mais bacana no mundo da bicicleta, mesmo sabendo que a bike eletrica da Stromer pode nunca chegar ao Brasil, a gente resolveu publicar este vídeo falando mais sobre ela. É como mostrar o vídeo de um super carro que você sabe que nunca vai comprar, mas mesmo assim adora saber mais sobre ele. Certo?

TEST DRIVE

Test drive da bike eletrica Stromer ST2

Eu, testando a Stromer ST2 na área reservada para testes na Interbike em Las Vegas.

Além de visitarmos o estande da marca na Interbike, fizemos um test drive na bike eletrica em um espaço reservado pelos organizadores do evento no lado de fora, onde várias marcas tinham suas bikes para testes. Aliás, era um ótimo espaço e muito, muito bem organizado. Claro que todo mundo da equipe da Pedaleria queria experimentar essa Stromer ST2, a top de linha da marca, pois o que nos impressionou no estande poderia nos surpreender ainda mais na pista de testes.

A Stromer ST2 é uma bicicleta eletrica com pedal assistido, motor de 500W e um torque impressionante de 4Kgfm, ou seja, se compararmos, um carro com 1200 quilos e 20Kgfm de torque não é páreo para uma bicicleta 60 vezes mais leve (aproximadamente) e um torque de 4Kgfm. Notamos isso quando arrancávamos com ela no test drive, ela disparava como um míssil. Mas isso tem regulagem e você pode deixá-la um pouco mais mansa e econômica através de um controle no guidão e até pelo app no celular.

A autonomia da bateria com carga máxima é de cerca de 150 Km, impressionante e muito útil para quem usa na cidade, dependendo do trajeto que o ciclista percorra todos os dias, essa carga pode até durar uma semana para ele.

TECNOLOGIA

Computador de bordo da bicicleta eletrica Stromer ST2

Painel de comandos e informações (computador de bordo) instalado no top tube.

Notamos que o design dessa bicicleta eletrica ST2 da Stromer foi concebido para gerar não somente beleza, mas também uma estrutura muito forte, parruda mesmo, que aguenta o tranco de um motor tão potente e ao mesmo tempo mantenha o ciclista em segurança. Um exemplo interessante é a gancheira da roda traseira, muito reforçada e resistente, ou seja, risco zero de acontecer uma trinca ou quebra por causa do torque do motor em uma arrancada mais nervosa ou durante a condução.

Gancheira reforçada da bike eletrica

Detalhe da gancheira reforçada. Isso garante a segurança para quem está pedalando esse torpedo.

O sistema de comunicação da bike com o celular é um show a parte. Tudo na bicicleta pode ser controlado remotamente pelo app da bike eletrica e se quiser mais algumas funções, tudo bem, pode ser feito através do painel touchscreen instalado no top tube da bicicleta. Todos os comandos são muito fáceis e intuitivos, não tiram a atenção do condutor, e é claro que o cara não vai ficar mexendo no aplicativo ou no painel enquanto pedala, mas pode simplesmente “preparar” a bicicleta para o dia de trabalho antes de sair de casa e deixá-la como quiser, inclusive acender os faróis ou deixa-los piscando, alterar o modo de condução, e assim por diante.

Aplicativo da Stromer

O recurso de rastreamento também é muito interessante e útil, você pode ver no vídeo uma história do Sven Ziojen, nosso contato na Stromer, que explicou como esse sistema ajudou a polícia a recuperar um container com 50 bicicletas roubadas na Suiça. Além de interessante, é muito útil para os donos dessas caríssimas bikes, que ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.

O preço divulgado na feira era de $7,000.00; um valor e tanto, concordo, mas só quem conheceu essa bike eletrica pessoalmente pode confirmar que vale cada centavo.

Confira então no vídeo (se é que você já não fez isso. rsrsrs) e espalhe para os amigos. Quem sabe um dia teremos produtos assim no Brasil, porém mais acessíveis ao nosso bolso e realidade.

Grande abraço!

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Sobre o Autor

Fernando Campoi, introdutor do Monotrial no Brasil na década de 90. Para os desavisados, o Monotrial é como o Biketrial só que usando um monociclo e não uma bike. Participou de shows, provas, eventos e programas de televisão com o Edu Capivara. É formado em Administração e tem MBA pela FGV. Louco de pedra? Nem tanto.

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