Bermuda de ciclismo e o forro

Bermuda de ciclismo e o forro,

Curiosidades, Interbike, Videos

10

A bermuda de ciclismo e seu forro high tech

Isso é algo que a maioria nem imagina que existe e a mesma maioria sentiria muito se não existisse. Produtos que fazem parte do dia a dia dos ciclistas só que ficam alí escondidos, sem ninguém ver.

Forro de bermuda de ciclismo

Complicado né? Vou resumir então. Estou falando do forro das bermudas de ciclismo, que nos dias atuais possuem tecnologia de ponta e um aprofundamento técnico bastante elevado para que os ciclistas no mundo todo pedalem com menos fadiga e desconforto bem na região que dizem Napoleão ter perdido a guerra.

Estande da Elastic Interface na Interbike 2014

Lá na Interbike conhecemos a simpaticíssima Giovanna Dal Vera da Elastic Interface, que se esforçou para falar um bom português conosco, e conseguiu, para explicar os detalhes do produto que eles fabricam. Mas atenção, eles não fazem as bermudas, mas sim fornecem para grandes fabricantes de vestuário para ciclistas os forros que são costurados em suas bermudas, ou seja, a parte mais importante dessa peça do uniforme de ciclismo.

Giovana Dal Vera - Gerente Internacional de Vendas da Elastic Interface

Giovana Dal Vera – Gerente Internacional de Vendas da Elastic Interface

Apesar de parecer simples, e muitas vezes é mesmo, o forro da bermuda de ciclismo é responsável não somente pela absorção do impacto entre o ciclista e o selim, mas também para quem pratica diferentes modalidades do ciclismo que obviamente exige posturas diferentes de quem pedala. Por exemplo, um ciclista de road bike fica mais inclinado, muito diferente da postura de um mountain biker.

Forro de bermuda de ciclismo

Para cada modalidade de ciclismo, uma bermuda com um forro diferente.

Essas diferenças de postura exigem que a bermuda de ciclismo, além do conforto, tenha seu forro preparado diferentemente para mulheres e homens, além da modalidade que eles praticam, dessa forma, a espuma do forro é projetada de forma a compensar as diferenças de contato dos ísquios com o selim formando um colchão perfeitamente ajustado para a pedalada.

Poliuretano, a espuma de alta densidade dos forros das bermudas de ciclismo mais famosas

Poliuretano, a espuma de alta densidade dos forros das bermudas de ciclismo mais famosas

No vídeo você conhece mais um pouco sobre esses forros e espero que na sua próxima compra essas informações te ajudem a escolher a bermuda de ciclismo ideal para o seu passeio ou competição, afinal não estou falando de cores e modelos aqui, mas sim de conforto extremo.

Abraço!!!!

 

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Fernando Campoi, introdutor do Monotrial no Brasil na década de 90. Para os desavisados, o Monotrial é como o Biketrial só que usando um monociclo e não uma bike. Participou de shows, provas, eventos e programas de televisão com o Edu Capivara. É formado em Administração e tem MBA pela FGV. Louco de pedra? Nem tanto.

Comentários (10)

  1. roque nascimento mattos

    oi gostei da matéria eu pratico mtb onde posso compra. aguardo resposta, obrigado

    Responder
    • Fernando Campoi

      Olá Roque. Tudo tranquilo? Obrigado pelo elogio. A matéria é apenas sobre o forro das bermudas e não das bermudas em si, porém, você pode conferir no site da Elastic Interface as marcas que usam esses forros super modernos e procurar aqui no Brasil por lojas que vendem essas bermudas. http://www.elasticinterface.com/brands/ Um abraço

      Responder
    • Madalena Ameno batista

      Como faço pra conhecer o produtos favor entra em contato pois nescecito de forró pra confecionar

      Responder
      • Edu Capivara

        Oi Madalena, só fazemos as reportagens e mostramos tudo sobre o mundo da bike, aqui no Brasil e fora, não temos o que procura!
        Abraços;
        Edu Capivara

        Responder
  2. Domeci Barroso

    Onde posso encontrar esse forro no Brasil , sou fabricante e gostaria de comprar

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Domeci, tudo certo?
      Ainda não encontramos estes forros por aqui, talvez algum importador se interesse em trazer futuramente.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  3. Jianu

    Gostei do forro, quero trocas os forro da minha bermuda por esses ou algum melhor, você sabe onde consigo comprar os forros dessa marca? ou outra marca de boa qualidade?
    Abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Jianu, esse tipo de forro não dá pra comprar avulso, só em grande quantidades para fabricação de roupas de ciclismo.
      Hoje existem centenas de modelos de bermudas e breteles com essa forração, procure um que seja adequado para sua necessidade.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  4. Rosângela

    Olá.
    Gostaria de saber se existe um tempo de uso estabelecido, ou seja, existe um tempo máximo que posso usar esse produto em uma única corrida?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rosângela, excelente pergunta! Com 1 hora de pedal, as bactérias já estão se proliferando aos montes nas nossas bermudas, e isso vai piorando a cada hora, por isso ficam com cheiro forte quando usamos elas por muito tempo.
      Felizmente existem os forros anti-bactericida, que aguentam mais tempo, mas depende do biotipo de cada um. As proteções térmicas, anti-bactericidas e UV dos uniformes, podem perder suas características dependendo do produto que usamos para lava-las.
      Veja esse vídeo sobre os forros das bermudas:https://www.youtube.com/watch?v=atFSCunAQgc
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta