Alinhador de rodas caseiro

Alinhador de rodas caseiro,

Novidades, Videos

0

Veja como fazer um alinhador de rodas caseiro para dar um trato nas rodas da sua bike.

Depois de ver o cavalete de manutenção que fizemos, muitos ciclistas pediram pra gente fazer um alinhador de rodas passo a passo, e como a gente fez com o cavalete, procuramos utilizar materiais que todos tenham acesso, em qualquer canto do país!

Novamente a madeira foi a escolhida, vamos usar MDF que dá pra comprar em pedaços cortados na medida, nos Home Centers, depósitos de materiais construção e madeireiras. Os parafusos e outras peças você encontra em casas de parafusos e casas de ferragens.

img-Alinhador_de_Rodas_Madeiras

A estrutura do alinhador utiliza peças em MDF e madeira maciça.

img-Alinhador_de_Rodas_Materiais

Materias comprados em casas de parafusos ou de ferragens.

img-Alinhador_Esticador_de_Cabo

Esticador de cabo de aço – com uma rosca esquerda e outra direita, permite que as pernas do alinhador se movimentem simultaneamente.

img-Alinhador_Serra_Copo

Serra-copo ajuda, mas dá pra fazer essas peças cortando a madeira com uma serrinha. O corte fica “sextavado” mas com uma grosa ou lixa, dá pra arrendar seu formato.

O primeiro passo é riscar todas as peças e marcar os furos. Procure ser fiel as medidas destes desenhos, pois elas são exatas.
Eu comprei essas peças com cortes retos nas medidas exatas do projeto, mas temos alguma diagonais para cortar em casa. Você pode fazer esses cortes com serrinha, serrote, serra circular ou serra tico-tico, e até levar em uma marcenaria pra cortarem pra você. Desenhando as duas pernas do alinhador em uma peça de madeira, com um corte temos as duas prontas!

img-Alinhador_Desenho_Pernas

img-Alinhador_Precisao_nos_Cortes

Precisão nos cortes – é muito importante a fidelidade em algumas medidas, se errar no corte de encaixe da roda, o serviço de alinhamento será falho.

As medidas, furos e posições das peça na base são muito importantes para que o alinhador funcione sem problemas, e cortes curvos como o Apoio do Braço Articulado podem ser feitos com a serrinha, meio sextavado, depois com uma grosa ou lixa, você arredonda o canto das peças
Outro ponto que mereçe atenção é o encaixe do eixo da roda, a posição e profundidade tem que ser iguais nas duas pernas.

img-Alinhador_Desenho_Pernas_na_Base

Agora vamos começar a montagem instalando os apoios nas pernas do alinhador, depois a gente prende elas na base.
Na sequência vamos instalar Puxador de Cabo de Aço com parte dos Clips de Arremate. O Puxador de Cabo de Aço tem uma característica que me ajudou muito, cada lado tem rosca em um sentido, uma é direita e outra esquerda, assim eu consigo abrir e fechar essas pernas do alinhador ao mesmo tempo girando do Puxador, isso permite centrar rodas com o guarda-chuva certinho, mas pra ficar ainda mais fácil de usar, vou instalar um disco no lado esquerdo do Puxador, assim ele roda mais suavemente.

Usei madeira madeira quadrada (35x35mm)  como apoio das pernas, e nas pontas do Braço Articulado, as peças com canto redondo foram cortadas em madeira maciça – não use MDF nestas peças,  o MDF é bom para furar e parafusar no sentido frontal, se furar ele na área de usa espessura, ele racha!

img-Alinhador_Desenho_Braco_Artuculado

Para fazer a leitura de alinhamento lateral nos aros, vamos utilizar uma ferradura de freio dianteiro. Eu paguei 10 Reais em uma nova, mas talvez você consiga de graça uma usada, já que não vamos utilizar sapatas, esticador e parafuso de arremate, só as pernas com a mola e parafuso para fixação.
Na ponta vamos instalar parafusos Allen de 20mm de comprimento, eles serão nossa referência!

Pra fazer o ajuste de aproximação e poder trabalhar com qualquer largura de aro, vamos instalar esse manípulo que tem uma porca interna, usando isso aqui, uma haste de telhado leve, mas dá pra usar um parafuso longo, cortando a cabeça – essa parte lisa – sem rosca é ideal pra gente entortar.
Para leitura do pulo vou usar novamente raio de MTB aro 26, capriche na dobra pra ficar bem retinho e exato na largura dessa madeira, pois vamos fazer cortes de encaixe.

img-Alinhador_Freio_Ferradura

Pra prender rodas com cubos especiais, com eixos de 12, 15 e 20mm, vamos precisar de peças cônicas, então eu comprei duas bisnagas de molho em uma casa de utensílios por 2 Reais, mas dá pra achar esse tipo de ponta em outras embalagens, como tubos de cola, silicone, remédios e tinta para cabelos.

img-Alinhador_Pontas_Conicas

Ponteiras cônicas permitem fixar rodas que utilizam eixos de 12, 15 e 20mm de diâmetro.

img-Alinhador_de-_Rodas_Pronto

Alinhador pronto! Que venham as rodas desalinhadas!

img-Alinhador_de-_Rodas_Pronto_02

Fabricar esse alinhador de rodas dá trabalho e requer algumas ferramentas, mas o valor gasto recompensa, gastei cerca de R$50,00.
Ao fazer o seu, vá aos poucos, sem pressa, com bastante atenção as medidas, e logo você terá uma peça exclusiva, feita por você e com a mesma capacidade dos alinhadores profissionais.

Bom pedal!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Deixe uma resposta