Lute contra a cãibra

Combatendo a cãibra
Lute contra a cãibra,

Dicas, Saúde

14

A cãibra pode ser causada por diversos fatores: metabólicos, atividade física vigorosa, desidratação, alterações eletrolíticas (queda de potássio, magnésio e cálcio), anemia, diabetes, hipotireoidismo, insuficiência venosa e doenças neurológicas.

A atividade de contração muscular produz alguns metabólitos, principalmente o ácido lático e a amônia.  O ácido lático é o responsável pelo aparecimento de câimbra.

Comer banana reduz a cãibra?

Para muitos, comer banana é sinônimo de combate à cãibra. É verdade que comer a fruta reduz a contração súbita, involuntária e dolorosa do músculo. Mas, somente se a causa da cãibra for falta de potássio. Nesse caso a fruta pode ser sim um fator preventivo importante, já que é rica neste nutriente. Já em outros casos a ingestão de banana não trará benefício nenhum.

Os alimentos que podem ajudar a evitar cãibras são aqueles ricos em potássio, cálcio e principalmente o magnésio, que é encontrado nos vegetais de folhas verdes escuras, como a couve, rúcula, escarola, espinafre, agrião; nas leguminosas, como lentilha, grão-de-bico,  feijão e nos cereais integrais.

O potássio é encontrado em alimentos como a castanha do Pará, a uva passa, a tâmara, a amêndoa, a ameixa seca, o figo seco, o damasco seco, banana, peixes. A água de coco apresenta altos níveis do eletrólito também.

O cálcio está presente em vários alimentos, mas os que possuem uma maior quantidade são: Iogurte, leite, queijo parmesão, queijo prato, queijo minas frescal, farinha de peixe, brócolis, flocos de cereais, feijão branco miúdo, sardinha e coalhada.

Hidratação adequada, alimentação equilibrada, alongamentos freqüentes são medidas eficazes na prevenção das cãibras.

Elencamos 3 laches que você pode fazer antes da pedalada com alimentos que podem prevenir as cãibras.

1 – A famosa banana amassada com aveia, acompanhada de iogurte natural.

Banana com aveia e yougurte

2 – Suco de couve, melão, hortelã, limão e água de coco. É só bater no liquidificador, coar, e pronto. O suco fica delicioso e repleto de componentes que combatem a cãibra.

Prevenção contra cãibras

Um prato de couve manteiga, uma colher de sopa de hortelã, uma fatia grossa de melão, suco de meio limão e um copo de água de côco.

3 – Queijo branco e torrada integral

Combatendo a cãibra

Sobre o Autor

Lara Natacci é nutricionista (CRN 5738), Mestre em Ciências pela USP, Especialista em Nutrição Clinica Funcional, Especialista em Distúrbios do Comportamento Alimentar pela Université de Paris 5 René Descartes e diretora da Dietnet Assessoria Nutricional, autora de livros como "Anorexia, Bulimia e Compulsão Alimentar", "Dietbook Terceira Idade", "Dietbook Gestantes", "Dietbook Júnior" e "Dietbook – Respostas às Dúvidas mais Comuns sobre Alimentação e Saúde".

Comentários (14)

  1. reinaldo

    Obrigado pela dica,gostaria de seguir no facebook, VC tem umas dicas boas.Mais uma vez obrigado.

    Responder
    • Fernando Campoi

      Que bom que está curtindo Reinaldo. Curte lá no face e espalhe pros amigos. Abraço!

      Responder
  2. paulo camaratta

    Que bom agora ampliou a gama de produtos naturais para prática do esporte .Esclarecendo modos de prevenção estou muito grato.

    Responder
    • Fernando Campoi

      Bacana Paulo. Agora com o cardápio maior, dá pra variar um pouco né? rsrsrsrs

      Responder
  3. Joao paulo

    Muito bom mesmo recomendo valeuuuuuuu

    Responder
  4. josiel

    Ótimas dicas! Já não sei mais o q fazer para m livrar das cãibras.(sofro muito)

    Responder
  5. JULIANO ALMEIDA

    VALEU pela dica e compartilhando com a galera do PEDAL de CAMPO GRANDE-MS.

    Responder
  6. joao neto

    muito bom essas dicas pedalo pesado e tenho muitas cãibras….

    Responder
  7. Amarildo Fernandes

    Muito bom, parabéns pelo post, Lara.

    Responder

Deixe uma resposta