Ajuste dos câmbios da bike

Ajuste dos câmbios da bike,

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Entenda o ajuste dos câmbios

Muitos ciclistas andam com o câmbio traseiro fazendo barulho, mudando de marcha sozinho, ou demorando demais para as marchas principalmente nas subidas, quando precisamos fazer a troca rapidamente.

Andar com os câmbios desregulados fazendo aquele barulinho chato é terrível, principalmente porque já faz tempo que câmbios são indexados, onde um click representa uma mudança, mas tem muito ciclista que anda assim por não conhecer os ajustes ou por medo de piorar a coisa. Nosso vídeo mostra que esse ajuste é fácil e você mesmo pode fazer em casa.

Aqueles pequenos parafusos, que geralmente são para chave Philips, com inscrições “H” e “L” comandam a regulagem do limite de avanço e retrocesso máximos do transportador da corrente (peça com duas roldanas por onde a corrente passa no câmbio traseiro).

Cada parafuso desses regula um “batente” para impedir que o câmbio entre nos raios da roda ou que a corrente caia entre as engrenagens (catraca) e o quadro.

O parafuso com a inscrição H (high) – ALTO, representa o batente das marchas pesadas (pinhão pequeno) na catraca ou cassete, ou coroa grande do pedivela.

O parafuso com a inscrição L (low) – BAIXO, representa o batente das marchas leves (pinhões grandes) na catraca ou cassete, ou coroa menor do pedivela.

Ajustando o câmbio traseiro

A dificuldade de entender o processo de ajuste dos parafusos dos batentes deve-se ao fato deles ficarem muito escondidos.

 

É muito importante manter essas regulagens bem ajustadas para que as trocas de marchas sejam precisas e confiáveis. Confira no desenho, a função destes parafusos limitadores e também de cada peça do câmbio traseiro.  Esquema do câmbio traseiro

Esse ajuste está baseado no perfeito alinhamento das roldanas (polias) do transportador da corrente, com os pinhões (engrenagens da catraca ou cassete). Para entender melhor o funcionamento do câmbio, movimente manualmente a passagem de marcha empurrando o câmbio pela ponte de ligação (peça central do câmbio, onde vai a marca do fabricante). O mais importante é verificar se há alinhamento entre a polia de cima e os pinhões (primeiro e último). Se não houver alinhamento, ajuste os parafusos (H) e (L) mantendo o câmbio nas respectivas posições até concluir as voltas nos parafusos.

O cabo deve estar na tensão exata, se estiver frouxo, não puxa o cambio na medida certa, não fazendo a troca da marcha, se estiver esticado demais, muda mais de uma marcha de cada vez. Nos dois casos o barulhinho chato volta a atacar.

Câmbio traseiro Shimano XT

Em alguns modelos de câmbio, é possível ver claramente os batentes e seu funcionamento.

Câmbio Traseiro Shimano XT

Se você ajustou corretamente os parafusos dos batentes e seu câmbio ainda está fazendo barulho ou apresentando alguma anomalia, a gancheira de câmbio (peça do quadro onde o câmbio é fixado) pode estar torta ou desalinhada. O próprio câmbio pede estar torto, nesses casos recorra a uma oficina de confiança para fazer o reparo.

Estando tudo ajustado e você bem treinado nas mudanças das marchas, sua bike funcionará como um relógio, precisa e confiável, ideal para passear ou se divertir, sendo você biker profissional ou amador.

Bom pedal!

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Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (70)

  1. Flávio

    Ótima dica ajuda d+ valeu até a procima abraço

    Responder
  2. Guilherme

    Boa dica, porem estou com uma duvida: tenho um cambio deore XT 8V (antigo), não consigo uma boa regulagem em um casset de 9v, uso trocadores de 9v também, não á compatibilidade?
    Obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Guilherme, tudo certo?
      Detalhes mínimos podem fazer diferença, cabo pouco lubrificado, gancheira desalinhada, diferença de desgaste entre coroas, cassete e corrente, e claro, a compatibilidade entre peças de 8 e 9 velocidades. Pode ser que o câmbio não tenha abertura suficiente para abranger 9 velocidades. De acordo com o tamanho da engrenagem maior do cassete, verifique se o câmbio deve ser short, mid ou long cage (tamanho do braço das roldanas do câmbio), pois pode estar trabalhando forçado. O problema costuma se apresentar nos cogs menores do cassete, é o seu caso?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Guilherme

        Obrigado pela pronta resposta!!
        A relação é toda nova, cabo shimano novo, quadro e gancheira idem o cambio é long e o maior problema esta ocorrendo nas pinhas intermediarias, creio que terei que substituir o cambio por um mais atual de 9V.
        Abraço.

        Responder
  3. eduardo souzasantos

    Meu cambio fica fazendo barulho nas troca de macha gostaria de saber o problema agradeco.a resposta

    Responder
    • Fernando Campoi

      Olá Edu. Beleza? Cara, se você já tentou fazer os ajustes que a gente ensinou aqui e mesmo assim continua fazendo barulho, melhor consultar um mecânico de confiança, porque analisando o problema de perto, botando a mão na massa fica mais fácil diagnosticar e solucionar o defeito. Você já deu uma olhada neste nosso vídeo aqui? http://pedaleria.com/ajuste-dos-cambios/ ;) Um abraço!

      Responder
  4. eduardo souzasantos

    Gual a maneira certa das rodanas trabalhar

    Responder
    • eduardo souzasantos

      Gual a maneira coreta da rodanas trabalhar no cambio trazeiro

      Responder
      • Edu Capivara

        Oi Edu, não entendi qual é sua dúvida, explique melhor.
        Abraços;
        Edu Capivara

        Responder
    • eduardo

      bom edu .pergunta gue lado devo colocar as rodana no cambio

      Responder
      • Edu Capivara

        Como assim Edu, não entendi, só tem um lado, uma forma!
        Abraços;
        Edu Capivara

        Responder
  5. Micael

    No caso das marchas intermediarias não engatarem facilmente ou ficarem fazendo barulho? Pode ser o ajuste na tensão do cabo?

    Responder
    • Fernando Campoi

      Oi Micael. Tudo bem? Desculpe a demora. Sim. O tensionamento errado do cabo do câmbio pode provocar o barulho chato de tentativa de engate. Quando está curto demais ele tenta puxar o cambio para engatar na coroa e não consegue. Se deixar muito folgado a corrente pode cair para fora da coroa maior ou pior, cair para dentro e provocar um chain suck, que é quando a corrente trava entre o central e o pedivela. Vale uma passadinha no mecânico para avaliar o seu caso. Espero ter ajudado. Qualquer coisa estamos a disposição. Um abraço.

      Responder
      • Edu Capivara

        Oi Micael, se o seu problema for no cassete (engrenagens traseiras), marchas intermediárias não engatam corretamente em cada “click” da alavanca de mudanças, pode ser o esticamento do cabo, mas repare se ao esticar um pouco o cabo não ocorrem duas mudanças ao invés de apenas uma. Por outro lado, cabo muito esticado faz uma mudança e mais um pouco, tentando engatar a próxima engrenagem. Ainda falando de câmbio traseiro, a gancheira pode estar torta, fazendo o câmbio trabalhar inclinado, prejudicando a precisão das mudanças. Neste caso é melhor recorrer a uma oficina para utilizar a ferramenta “alinhador de gancheira de câmbio” e sanar de vez o problema.
        Boa sorte, abraços;
        Edu Capivara

        Responder
  6. eduardo souza santos

    edu eu gueria saber a posicao isata da altura da rodana mim informe ai meu brode abraco

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Edu, tudo certo?
      A roldana superior deve ficar de 5 a 8 milímetros da maior engrenagem traseira.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Danilo

        Muito obrigado Edu, não tinha encontrado nada em toda a internet

        Valeu

        Responder
        • Edu Capivara

          Valeu Danilo, boa sorte!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  7. Reinaldo Bertelli

    Oi Edu, bacana o vídeo.
    Achei lindas essas rodas, pode me informar a marca, preço e onde posso encontrá-las?
    Abraços

    Responder
    • Fernando Campoi

      Olá Reinaldo. Tudo bem? Estamos fechando uma parceria com a Aerospoke e em breve teremos aqui no Brasil!!!!!! Grande abraço!

      Responder
  8. eduardo souzasantos

    Edu capivara .meu brode mim tire uma duvida o alinhamento do ultimo piao do casete e no meio .ou na esguerda do piao

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Edu, não entendi sua pergunta, me dê mais detalhes.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  9. Guilherme Augusto

    Olá, queria te pedir ajuda em uma coisa, a minha bike esta com um problema, o câmbio traseiro esta estranho, quando eu forço pra pedalar a catraca corre e passa direto, e com isso não consigo subir morros ou forçar em uma reta. Obrigado pela atenção!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Guilherme, verifique se o cabo do câmbio está frouxo. Se mesmo esticado o problema continuar, leve até uma oficina.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  10. Danilo

    O melhor mecânico para sua bike é você mesmo!
    Muitíssimo obrigado pelas dicas, meu amigo.
    Comprei uma bike e as marchas não estavam 100%, voltei lá pra tentar dar um jeito e ficou a mesma coisa. Levei à um conhecido pra ver se ajudava e piorou.
    Mas agora com essas dicas tenho certeza de que eu mesmo vou conseguir regular minha bike e deixa-lá 100%. É aquela velha história “Se quer um serviço bem feito faça você mesmo”.
    Mais uma vez muito obrigado! Primeiro vídeo seu que vejo e já me convenceu a acompanhar as postagens.

    Responder
    • Edu Capivara

      Legal Danilo, que bom que se animou a fazer sua manutenção! Se prepare, compre suas ferramentas e veja nossos posts e vídeos, tem muita informação para os ciclistas conhecerem melhor seus equipamentos.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  11. BRUNO FARID

    Bom dia, Edu. Estoumontando minha bicicleta e não consigo fazer o passador traseiro mudar as marchas. Já defini os limites alto e baixo do câmbio, mas quando coloco o cabo, o trocador não consegue passar uma marcha sequer. Percebi que o cabo não fica completamente tensionado, nem quando ajusta no passador. Trata-se de um câmbio Deore XT M786 SGS Shadow+ e um passador M780 I-Spec B.
    O manual fala de uma peça de borracha que já identifiquei e instalei inicialmente. Como o câmbio dianteiro funciona sem essa peça e está funcionando corretamente, penso em retirar o elemento de borracha.
    Devido a sua experiência, pergunto: é essa a solução? Se não, qual pode ser o problema e a respectiva solução. Caso facilite, posso tirar algumas fotos para enviar e você poder opinar com mais clareza.

    Fico muito agradecido pela atenção.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Bruno, as peças são novas? Pode acontecer do passador estar com defeito ou travado?
      Mande as fotos pelo chat da pedaleria no Facebook.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  12. Tiago

    Edu, curto muito os videos da pedaleria, e eles que me motivaram a fazer a propria manutenção da bike. Minha duvida é ligada a trocas de marchas, quanto ao comprimento da corrente. Meu grupo é de 20v e teoricamente posso utilizar todas as combinações de marchas (certo?), mas quando utilizo a coroa maior com o maior pinhão, a posição do braço do cambio traseiro fica muito para frente.
    Outra questão é em relação a trava do cambio. Essa trava deve ser apenas utilizada para descida em piso irregular, ou posso utilizar ele sempre travado?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Tiago, “teoricamente” você pode usar todas as combinações, mas existes escolhas que não cruzam e dão o mesmo rendimento (com mais trocas dianteira e traseira). A posição muito adiantada do câmbio gera desgaste de molas e outras partes, se usado com frequência, aplicando muita força de tração.
      O tamanho ideal da corrente é verificado engatando a maior coroa e o maior cog (a corrente não pode passar pelo câmbio), somando a essa corrente + 2 elos.
      A trava de câmbio Shadow Plus + deve ser usada o tempo todo, é um ótimo recurso para manimizar o balanço da corrente e do câmbio, liberando a trava apenas para tirar a roda do quadro.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  13. Antônio Carlos lago

    Olá,
    Tenho um problema com um câmbio traseiro shimano XT 10v no qual apresenta o seguinte: ao passar com a bike em trechos com muita vibração o câmbio faz a mudança de marcha sozinho isso acontece quando a marcha está no último pião menor ela faz a subida e depois volta já foi feito todo tipo de ajuste e mesmo assim continua o problema fiz uma observação passei pedalando em um local bem irregular e fiquei observando o câmbio ele faz um pequeno movimento levando a corrente para a marcha acima e logo em seguida volta foi feito alinhamento da guancheira e continua o problema e isso está acontecendo em dois câmbios um XT e outro xtr tudo 10 v

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Antônio, ele passa as marchas normalmente, tanto para subir quanto para descer?
      Essa ocorrência indica a princípio cabo muito esticado, com propensão a reduzir para o próximo pinhão.
      Converse com o Claudinei no Dep. Técnico da Shimano, ele pode te ajudar nisso.
      claudinei.souza@shimano.com
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  14. Jacyra rocha

    Olá Edu, adorei suas dicas, não consigo trocar de marcha, quando tento trocar para a terceira a corrente sai da segunda roldona inverna.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Jacyra, tudo certo?
      Isso é estranho, não é comum de acontecer.
      As roldanas estão velhas, desgastadas? Com essa descrição, parece que o câmbio anda durante a mudança mas acorrente não, escapando da roldana!
      Essa bike já rodou muito, quantos anos tem?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  15. Jacyra rocha

    faz dois dias que comprei é nova, não sai da segunda marcha

    Responder
  16. Jacyra rocha

    Na noite em que a bicicleta chegou, girava o pedal e a roda da frente nao girava, no dia segunda fui a loja para o tecnico consertar, depois dessa ida a loja ficou tudo bem, mas ouvir a dona da loja pedir ao tecnico deixar na segunda marcha. O que faço?

    Responder
  17. Jacyra rocha

    Outra coisa o técnico disse para usar a marcha do lado direito, é correto.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Jacyra, o lado direito controla as marchas traseiras (catraca), o lado esquerdo as dianteiras (coroas). Se deixar na coroa do meio (frente), pode usar todas as marchas traseiras.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  18. Jacyra rocha

    Coloquei manualmente a corrente na terceira marcha ela voltou para segunda, para pedalar esta muito pesado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Jacyra, os batentes (aqueles pequenos parafusos) precisam ser ajustados para permitirem acesso a todas as marchas. Se você não conseguir acompanhar o passo a passo que ensinei nesta matéria, leve sua bike a uma oficina, é coisa simples.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  19. matheus

    ola edu,eu gostaria de saber pq quando eu rodo a bicicleta o piao agarra e n faz esse barulho da roda girando enquanto eu paro de pedalar.serei muito grato se puder me ajudar.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Matheus, o problema é da catraca ou cassette, não sei o que você usa!
      Quando ela tem problema, esta suja ou faltando lubrificação, fazem isso mesmo.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  20. Claiton Rocha

    Edu tenho uma bike de estrada, grupo claris de 16V e uso por exemplo a coroa maior com o catraca 6 (cruzado) e a corrente raspa no roldana de baixo, o mecânico me informou que o claris é assim mesmo pois não trabalha cruzado, isto esta correto?

    Responder
    • Edu Capivara

      Estranho isso Claiton, estranho isso, era pra raspar a corrente dentro do câmbio dianteiro, ela ficaria com o câmbio traseiro meio forçado para frente, mas funcionando!
      Assim que tiver oportunidade, farei esse teste no Claris.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  21. Rodrigo

    Tenho um câmbio trazeiro XT shadow e a peça interna onde enrosca o parafuso que aumenta a pressão fazendo com que o braço fique mais rígido quebrou. Essa peça existe para reposição? Onde posso encontrá-la?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rodrigo, entre em contato com a Shimano pelo site ou Facebook, pois antigamente eles tinham peças para a maioria dos componentes.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  22. Joel Adriano

    Oi Edu Capivara, curto muito os videos do Pedaleria!!!
    veja se pode me ajudar, tenho na bike um conjunto alivio 9v. na ultima manutenção tive que trocar o cabo de aço do cambio traseiro que estava quebrando. Fiz a troca, apertei e fiz todos os ajustes dos batentes superior e inferior, o problema é que quando faço a regulagem fina para subir do pião menor para o maior da catraca, as mudanças de marcha do pião maior para o menor, mais precisamente do segundo para o terceiro maior, tenho que voltar duas marchas para passar uma. quando faço a regulagem fina para descer normal, o problema se inverte e fica no pião menor que não sobe para o segundo. Você poderia apontar uma solução para esse problema?!
    Abraços!!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Joel, pelo que descreveu parece ser cabo muito esticado, experimente voltar um pouco no esticador da alavanca de mudança. Vá testando aos poucos!
      Se não for isso, pode ser gancheira de câmbio torta, assista esse vídeo: http://www.pedaleria.com.br/gancheira-desalinhada/
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  23. helter

    Como eu faço para ajustar a altura da polia?
    Meu cambio não tem aquele parafuso que sobe e desce a polia.
    E onde moro não tem mecânicos que fazem isso.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Helter, sem o parafuso é impossível fazer esse tipo de ajuste, se você está realmente precisando deste recurso, terá que trocar o câmbio.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  24. Leandro

    E ai Edu blz sabe me dizer peguei uma speed para regular coloco a corrente na coroa menor e no k7 coloco na menor também a corrente fica raspando na coroa por que acontece isso será que o quadro e desalinhado a bike e zero

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Leandro, poucas Road Bikes podem rodar com relação cruzada, a coroa grande não pega todos os cogs do cassette e nem a coroa pequena, 2 ou três não podem ser usados.
      Exemplo: Se você está na coroa grande e vem reduzindo marchas, antes de chegas n segunda ou terceira marcha, reduza na frente, para a coroa menor. Proceda da mesma forma quando estiver na coroa menor e subindo marchas para aumentar a velocidade, antes de começar a raspar, engate a coroa grande!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  25. Átila C.Viana

    olá boa noite galera do Pedaleria! a duvida e a seguinte tenho uma sundown columbus ex toda original 14v e recentemente quebrou o cambio traseiro, e coloquei um sora 3400 cage curto de 9v mas não fica 100% e isso mesmo Edu???, não e compativel esse cambio sora com cassete corrente e pdv exage de 7v, desde ja obrigado!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Átila, os câmbios mudaram muito, pode mesmo acontecer de não ficar 100%, mas antes de qualquer coisa, verifique o alinhamento da gancheira do quadro, pode ser ela o problema!
      No E-bay você consegue esse câmbio Exage.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Átila C.Viana

        olá boa tarde Professor Edu! ja levei para verificar o alinhamento da gancheira, com ferramenta que especifica e estava alinhada, inclusive aparece aqui na page essa ferramenta certo kkk, comprei esse cambio de 9v pois tenho um jogo de rodas 8/9/10 shimano, e te pergunto a abertura da traseira do quadro para colocação dessa roda mais larga seria desaconselhavel?? necessita de uma ferramenta especifica mesmo?? sobre os cambios 300ex no ebay e de pirar mesmo kkk mas creio que a melhor $$$olução seria um 7v marca diabo, ou tmb posso colocar os passadores que são no quadro para uso não indexado com o 7v, esses passadores no quadro funcionariam com 8v nessa forma não indexada??…o que acham? forte abraço sou fan de bikes e do trabalho de vc’s, é engrandecedor mesmo a informação que vc’s repassam! Abrass Átila

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Átila, a largura dos quadros MTB (geral) é 135mm, com eixo 12mm (bikes de carbono) passa pra 142mm. Nas Road Bikes o eixo traseiro tem 130mm. Existe mesmo uma ferramenta para abrir quadro, mas é difícil achar. Ao abrir uma traseira criam-se pontos de tensão (quadros de alumínio), que podem levar a trincas em pouco tempo. Os quadros de Cr-Mo podem ser abertos!
          As alavancas não indexadas podem passar qualquer quantidade de marchas, já que a largura dos freehubs é a mesma para 7, 8, 9 e 10 velocidades, e ela faz o câmbio percorrer esse perímetro.
          Um grande abraço a você!
          Edu Capivara

          Responder
          • Átila C.Viana

            Obrigado! mas infelizmente essa minha Sundown Columbus EX14v vai virar a”bike de amarrar no poste” e vou ter que depenala, tornado-a mais apropriada para que ela possa ficar exposta amarrada…seria um otimo assunto para um video no canal, tratar de como “enfeiar” a bike com adesivos, plotagem, abraçadeiras de metal nas hastes de blocagem, “silver tape” no banco, pneu careca, sujeira, peças velhas, alguma pintura esdrúxula mas que possa sair facilmente caso o dono queira etc…so sei que infelizmente nessa sundown agora e so down grade, ja irei tirar a roda dianteira shimano, tirar tmb o velocimetro sem fio, colocar um protetor de quadro perto da corrente bem velho ou amarrar um pedaço velho de camara com abraçadeiras/lingua de sogra, tirar os pneus continental…..um forte abraço ae Edu Capivara, obrigado mesmo por me atender em minhas duvidas!!! sinto muito por ter trocado minha antiga trek 800 de 93 que ja estava bem adaptada para esse uso tranquilo na cidade, mas surgiu uma oportunidade e acabei me desfazendo dela, ei de lidar com isso rsrs….abrass a todos!

          • Edu Capivara

            Entendo Átila, a gente tem essa pauta listada aqui, em breve faremos o vídeo!
            Abraços;
            Edu Capivara

  26. Andre Garcia

    Boa noite Edu, eu tenho um uma bike de 24v, sendo o traseiro Acera e o dianteiro Altus, quando eu coloco ma segunda coroa dianteira e, na mais pesada traseira a bike faz muito barulho quando pedalo, isso seria algum ajuste no cambio dianteiro?? Como ajusto esse problema caso seja? Outra duvia é quando eu coloco também na marcha traseira mais pesada, ela fica como se estivesse pulando, eu dou uma pedalada em falso, isso seria ajustes no parafusos do câmbio traseiro?? Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi André, vamos por partes, primeiro o ajuste do câmbio dianteiro: Pode acontecer da corrente ficar raspando no câmbio dianteiro em algumas marchas, tente afrouxar ou esticar o cabo de aço (teste os dois), pelo esticador que tem na alavanca de mudança, 1 volta completa de cada vez, depois verifique se TODSAS as marchas funcionam normalmente.

      Quanto a marcha pulando na catraca ou cassette (não sei qual tem na sua), o parafuso (H) pode estar um pouco apertado além da medida certa, e a corrente quer subir para a próxima engrenagem. Isso também ocorre se o cabo de aço estiver muito esticado. Tente afrouxar no esticado da alavanca ou do próprio câmbio.
      http://pedaleria.com/wp-content/uploads/2014/08/img-Desenho_Cambio_Traseiro.jpg
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  27. Jorge Duarte

    Ola , Edu a minha bike salta as mudanças por ex:
    da primeira para a terceira nao passa pela segunda
    nao da para ir em segunda
    como devo fazer ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Jorge, o cabo está muito esticado ou a gancheira está torta!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  28. Luiz Azeredo

    O cambio DEORE XT tem uma alavanca de plástico com duas posições. ON e OFF. Para que serve? Abrçs
    L. Azeredo.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Luiz, quando ela está no ON, o braço das roldanas não vai para frente, então a corrente balança menos em terrenos acidentados. Para tirar a roda do quadro, é necessário coloca-la no OFF.
      Esse câmbio é ótimo nas relações com coroa única, a corrente não cai!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  29. Denys

    Olá, Edu!
    Posso usar um passador de 10v slx com um k7 de 11v ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Não pode Denys, fora as relação de 21 e 24 marchas, todas as outras são diferentes, as alavancas puxar medidas exatas de cabo durante as trocas, e isso deve bater com a distância entre cada cog – diferentes para 9, 10 e 11 velocidades, incluindo a largura das correntes.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  30. José Augusto

    Edu, minha corrente faz uma leve raspagem no cambio dianteiro porém provoca barulho, como resolvo esse problema?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi José, ajuste isso mexendo nos parafusos L e H do câmbio, e em alguns casos, só de esticar ou soltar um pouco o cabo (pelo esticados da alavanca), o ruído desaparece.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  31. Marcio Rocha

    Olá Edu, boa noite. Poderia me tirar uma dúvida minha esposa tem uma Caloi 10 com câmbio Traseiro SunRace, e apesar de falarem funciona muito bem nunca teve problema, matenho sempre limpo e bem regulado, só que as roldanas depois de muitos km´s estão gastas e só achei aqui roldanas com 10t, o da sunrace é 11t, muda alguma coisa trocando as 2 roldanas sendo 1 dente a menos? Muito obrigado e sucesso no canal e site.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi marcio, as roldanas fazem parte do esticamento da corrente, essa diferença não será notada ao usar a bike, pode colocar a de 10 dentes.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

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