Adaptando a bike para deficientes

Adaptando a bike para deficientes,

Comportamento, Dicas

0

Como montar alavancas de mudança para ciclistas com necessidades especiais

Certas deficiências físicas não impedem que as pessoas pedalem, mas é necessário fazer ajustes para tornar isso possível. Quadros mais baixos, relação adequada, tocar o avanço e o guidão escolhendo uma posição melhor, e por aí vai.

img-Deficientes_no_Pedal_01

img-Deficientes_no_Pedal_02

img-Deficientes_no_Pedal_03

Essa semana respondi uma pergunta sobre isso em nosso site, o ciclista relatou sua dificuldade, não tem força no braço direito, então sugeri que colocasse todas as alavancas de mudança no lado esquerdo, mantendo lá o freio dianteiro.
Nos carros, motos e bicicletas, o freio dianteiro é o que resolve, ele para o veículo, se você travar o freio traseiro, a bike ainda avança muitos metros.

img-Deficientes_no_Pedal_04

A adaptação que eu sugeri foi manter o Rapidfire do câmbio dianteiro e colocar também no lado esquerdo um  trocador giratório, ele faz mudanças girando a pequena manopla.
Eu vou escolher a melhor posição para esses comandos de mão, depois vou testar o funcionamento. Como esse trocador deveria estar no lado direito, ele irá funcionar ao contrário, mas dá para acostumar com isso em pouco tempo.

img-Deficientes_no_Pedal_05

img-Deficientes_no_Pedal_06

img-Deficientes_no_Pedal_10

Agora uma outra forma de fazer essa adaptação, usando 2 alavancas Rapidfire no mesmo lado, uma em cima, outra em baixo. Coloque primeiro a alavanca do câmbio traseiro, depois a do câmbio dianteiro, a manete de freio vai por último.
Desta forma, as alavancas do câmbio traseiro ficam em cima do guidão, e seu uso é muito parecido com o das  antigas alavancas Thumbshifter, acionadas com o polegar, mas agora, polegar e indicador (mesma forma de usa-las em baixo).

img-Deficientes_no_Pedal_08

img-Deficientes_no_Pedal_09

Agora dá pra usar perfeitamente os câmbios e o freio com apenas uma mão, se a deficiência for no braço esquerdo, dá pra fazer a mesma coisa colocando tudo aqui no lado direito.
Espero que essa sugestão ajude muita gente com deficiência nos membros superiores, que quer pedalar mas não conheciam esse tipo de solução.

BOM PEDAL!

Agradecimentos a Joytech.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Deixe uma resposta