5 Dicas pra cuidar bem da bike.

BNR-5_Truques_Cuidar_bem_da_Bike
5 Dicas pra cuidar bem da bike.,

Dicas

2

Pra cuidar bem da bike não precisa muito dinheiro, e dá pra fazer em casa!

Em poucos minutos, você pode deixar sua bike mais preparada e conservada, pequenos ajustes, proteções e cuidados com ela e com sua integridade física, que você faz em casa antes de sair para o pedal.

1º DICA
Esses terminais evitam que o cabo desenrole e fique cheio de pontas, que além de ser muito feio, também é perigoso, é fácil furar os dedos nessas pontinhas.
Além disso, quando o cabo está bem cuidado, é possível tirar e colocar de volta no couduite. Esses terminais são instalados quando você faz a manutenção ou troca de cabos nas oficinas, mas se quiser proteger seus cabos em caso, basta cortar um pedacinho da haste do cotonete, e pra instalar, use um isqueiro e um alicate pra amassar a ponta.

img-5_Truques_Cuidar_bem_da_Bike_01

O terminal de cabo evita que ele desenrole, as pontas dos cabos são perigosas, podem furar seus dedos ao manusear a bike.

img-5_Truques_Cuidar_bem_da_Bike_02

Um pequeno segmento da haste do cotonete pode resolver, use um isqueiro e um alicate para finalizar a instalação.

 

2º DICA
Quem faz trilha, pega lama e poeira, os conduites podem desgastar a pintura em algumas partes do quadro, eles fica esfregando na pintura cada vez que a gente vira o guidão. Pra resolver  isso você pode colocar um pequeno adesivo transparente ou da cor do quadro nestas áreas, ou essas borrachas de proteção que próprias pra isso.

img-5_Truques_Cuidar_bem_da_Bike_03

Se não conseguir as borrachas de proteção, faça a suas usando borrachas da linha automotiva, tem várias que servem para isso.

Se você não encontrar, dá pra fazer, existem vários tipos de borrachas automotivas que servem pra isso, essa aqui eu peguei na oficina que eu frequento, ela é coberta com uma trama, com cuidado dá pra tirar, e ela fica com esse efeito de fibra de carbono, agora é só cortar no comprimento e abrir pra colocar no conduite.

 

 3º DICA
As cintas de nylon que também são chamadas de Zip Tie ou Tirap, quebram um galho e sempre estão presentes nas bikes, mas também são muito perigosas quando cortadas com tesoura ou alicate, elas cortam a pele com facilidade.
Pra não ter perigo, corte a sobra bem rente usando um estilete.

img-5_Truques_Cuidar_bem_da_Bike_04

Corte a sobra das cintas de nylon bem rente ao terminal, evitando cortes na pelas, as pontas ficam muito afiadas quando cortadas com tesoura ou alicate.

 

4º DICA
Quem faz trilha e pedala até com chuva pode proteger o canote e o central tampando o rasgo da braçadeira de selim com um pedaço de câmara de ar. Muitos conotes ficam travados no quadro por falta de lubrificação e também porque entra água barrenta neste corte, quando essa água seca, o canote fica colado, por isso já mostramos várias vezes que é necessário usar graxa no canote, ela faz ele correr bem e evita entrada da água.
Pra evitar que água entre, corte um pedaço de câmara na medida, o corte pode ser inclinado, extendendo a proteção, e mesmo assim, passe um pouco de graxa no canote!

img-5_Truques_Cuidar_bem_da_Bike_05

Evite entrada de água e sujeira no interior do quadro, use um pedaço de câmara de ar.
Não esqueça de manter o canote lubrificado com graxa, ela também impede a entrada da água e sujeira.

5º DICA
Dependendo da posição do guidão, do avanço e das manetes, pode ser que elas peguem aqui no top tube, fazendo um belo de um risco na pintura, isso acontece geralmente quando a gente leva um tombo ou a bike cai sozinha e vira o guidão.
Se o ângulo das manetes está certo para você, não convém mudar isso, mas dá pra mudar um pouco a altura do guidão colocando calços em baixo do avanço, ou invertendo a posição dele pra manetes passarem por cima do tubo sem pegar.

img-5_Truques_Cuidar_bem_da_Bike_06

Para evitar que as manetes pequem no tubo superior do quadro, levante o avanço com um calço ou vire ele, alguns avanços podem trabalhar em ângulos negativos ou positivos.

Se você fez Bike Fit, não dá pra fazer isso, porque guidão e avanço já estão ajustados, deixando a sua postura o melhor possível, e nesse caso você pode evitar os riscos colocando uma mangueira de silicone, plástico ou de borracha nas manetes.
Uma vez eu comprei um alicate baratinho só pra usar as proteções do cabo dele aqui nas manetes.

img-5_Truques_Cuidar_bem_da_Bike_07

Revestir as manetes com tubos de plástico, borracha ou silicone, evitam riscos na pintura se a posição das manetes não puder ser alterada, ao fazer Bike Fit, não convém mudar regulagens estabelecidas pelo fitter.

img-5_Truques_Cuidar_bem_da_Bike_08

Esta mangueira foi feita com um pedaço de câmara de Road Bike, ela foi cortada para diminuir o diâmetro, a borracha cola muito bem com cola instantânea.

Se você tem alguma dica que pode ajudar o pessoal a cuidar melhor da bike, compartilha com a gente no seu comentário aqui no Blog ou nos vídeos do Canal no You Tube.

Bom Pedal!

 

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (2)

  1. Silvio

    Valeu Edu, para variar, excelentes dicas…

    Responder
    • Edu Capivara

      Obrigado por acompanhar Silvio!
      Abraços;
      Edu Capivara.

      Responder

Deixe uma resposta